Coimbra
Estágio reúne 70 jovens músicos em Arganil
Mais de 70 jovens músicos portugueses participam ao longo da semana no I Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Arganil, no distrito de Coimbra, que termina na sexta-feira com um concerto.
Promovido pela Associação Filarmónica de Arganil (AFA) e Associação Juvenil CUME – Cultura Urgente para a Mudança Enérgica, o também designado Estágio do Açor, que começou na segunda-feira, visa “incentivar os jovens ao estudo da música através de novos métodos e experiências de trabalho”, com os orientadores e outros músicos, segundo uma nota hoje divulgada.
“Melhorar o nível artístico das bandas filarmónicas e promover o contacto com professores de elevada experiência e reconhecidas competências nesta área” são outros dos objetivos do encontro, com que a organização quer ainda “proporcionar uma nova oferta de iniciativas culturais que fomentem a interação e o convívio entre jovens”, para que possam integrar as escolas de música da região e o polo de Arganil do Conservatório de Música de Coimbra.
Reunindo executantes de filarmónicas de vários pontos do país, o Estágio do Açor é dirigido pelo maestro Francisco Sequeira, tendo como maestro assistente Pedro Carvalho, da AFA, acompanhados de oito orientadores de naipe.
No comunicado, as entidades organizadoras expressam a vontade de transformar a iniciativa numa “referência no calendário dos estágios de música no panorama nacional, criando uma marca de qualidade no ensino da música”.
O Estágio do Açor conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia local, Fundo Recomeçar e Câmara Municipal de Arganil, encerrando com um espetáculo na sexta-feira, às 21:30, na praça Simões Dias, no centro de Arganil.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE