Coimbra
Turismo do Centro de Portugal inaugurou exposição “Um Roteiro pelo Crescimento e Consolidação de uma Marca”
O Turismo Centro de Portugal inaugurou hoje a exposição itinerante “Turismo Centro de Portugal – Um Roteiro pelo Crescimento e Consolidação de uma Marca”. O Museu da Cerveja, em Lisboa, é o primeiro espaço a receber a mostra.
PUBLICIDADE
Até ao final do ano, mais quatro espaços irão exibir a exposição: a Comur, em Faro, em setembro; o Museu do Pão, em Seia, em outubro; a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau, no Porto, em novembro; e a Confeitaria Peixinho, em Aveiro, em dezembro. Esta é uma iniciativa da Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Museu do Pão.
Esta exposição, que vai percorrer o país, testemunha a evolução e o trajeto da marca Turismo Centro de Portugal, através da mostra dos principais prémios que a entidade regional de turismo tem vindo a vencer nos últimos anos. Entre os galardões e distinções exibidos, destacam-se o Gold Award para a Campanha Promocional “Visitar e Ficar é Ajudar”, atribuído nos International Travel & Tourism Awards 2018, em Londres, além de 16 troféus conquistados pelos três filmes promocionais da região: “Turismo Centro de Portugal – Preferred Destination” (2017), “Next Stop” (2018) e “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” (2019). A distinção de Melhor Stand Nacional na Bolsa de Turismo de Lisboa (2015), prémios atribuídos nos Publituris Trade Awards (2015 e 2018) e o prémio da AHRESP para a Melhor Entidade Regional de Turismo (2018) completam a mostra.
Durante a apresentação, alguns intervenientes-chave e parceiros fundamentais do Turismo Centro de Portugal deixaram o seu testemunho, numa estimulante mesa-redonda. Além de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, intervieram António Quaresma, presidente do grupo O Valor do Tempo / Museu do Pão, Francisco Dias, diretor do festival ART&TUR, Paulo Moreira, da Slideshow, Lda, Fátima Vila Maior, diretora da FIL – Feira Internacional de Lisboa, e Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
Na ocasião, Pedro Machado agradeceu a todos os parceiros do Turismo Centro de Portugal presentes, os quais em muito contribuem para o sucesso crescente da marca. “Esta exposição é uma forma de ativação da marca Centro de Portugal em moldes menos convencionais. Com ela, os projetos do Centro de Portugal são visíveis no país inteiro. Há aqui um trabalho consolidado, que se expressa nos resultados que a região tem obtido, não só nos prémios mas também no aumento do número de visitantes e dos proveitos da atividade turística”, destacou Pedro Machado, que assinalou o facto de, nos números mais recentes do INE, a região Centro de Portugal crescer mais que as regiões de Lisboa ou do Algarve.
António Quaresma realçou a circunstância de o grupo O Valor do Tempo, proprietário do Museu da Cerveja e do Museu do Pão, entre outros projetos, ser “assumidamente beirão”. “Aproveitamos Lisboa e outros locais para divulgarmos os produtos da nossa região. É para nós um privilégio e uma honra podermos mostrar nos nossos espaços os prémios que a região Centro de Portugal tem vindo a receber”, disse.
Francisco Dias elogiou a aposta que o Turismo Centro de Portugal tem feito no audiovisual como forma privilegiada de comunicação. “O Turismo Centro de Portugal entende que o cinema é um fortíssimo aliado na promoção de uma marca. Esta foi a primeira região de turismo a perceber a importância do festival ART&TUR, assim como foi decisiva na criação da Centro Portugal Film Commission, que este já conseguiu atrair 10 produções internacionais à região”, destacou.
Por sua vez, Paulo Moreiras, em representação da produtora audiovisual que realizou os multipremiados filmes promocionais da região, realçou o “grau de exigência sempre muito elevado do Turismo do Centro”. “Os prémios ganhos por estes filmes e os concursos a que se apresentam elevaram muito a fasquia. Trabalhamos sempre ao mais alto nível com o Turismo Centro de Portugal, pois sabemos que vamos concorrer com as melhores produções do mundo. Todos os filmes são um desafio”, considerou.
Fátima Vila Maior recordou que as presenças do Turismo Centro de Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa, são sempre de qualidade elevada: “As performances do Turismo do Centro na BTL são sempre fantásticas, com grande dinâmica. Os prémios que conquista não são surpresa”.
Finalmente, Ana Jacinto destacou que, com as suas ações e iniciativas, “o Turismo do Centro tem dado mais território aos turistas”. “Os seus dirigentes sabem trabalhar em rede e em parceria – e é a forma de trabalhar que faz a diferença. O Turismo Centro de Portugal faz diferente e é um exemplo a seguir”.
Related Images:
PUBLICIDADE