Coimbra

CSI UC no Mali

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 02-01-2014

Uma equipa da Universidade de Coimbra participou numa missão forense, no Mali, entre 19 e 22 de dezembro, procedendo a perícias em 25 corpos encontrados em valas comuns, na sequência dos conflitos que assolam o país.

A equipa de peritos, das áreas de Medicina Legal e de Antropologia, integrou a missão humanitária organizada pela organização Justice Rapid Response, contando com o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, segundo um comunicado enviado hoje pela Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

publicidade

Amadou Toumani Touré foi deposto no golpe de Estado de março do ano passado, no Mali, seguindo-se uma série de atrocidades cometidas pelos homens de Amadou Sanogo contra os militares considerados fiéis ao presidente deposto.

PUBLICIDADE

Após o golpe, grupos jihadistas tomaram o controlo do norte do país. Esses grupos, ligados à Al-Qaeda, foram enfraquecidos por uma intervenção militar francesa lançada em janeiro, mas alguns de seus membros continuam ativos na região.

A 17 de dezembro, o partido do presidente do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, e as formações políticas aliadas, obtiveram a maioria absoluta na segunda volta das eleições legislativas.

Cristina Cordeiro, Duarte Nuno Vieira, Eugénia Cunha e Teresa Ferreira foram os elementos da Universidade de Coimbra que integraram a missão no Mali.

Segundo a nota de imprensa, Duarte Nuno Vieira, professor da Faculdade de Medicina da UC, participou também, recentemente, noutras duas missões em África.

O professor catedrático Duarte Nuno Vieira avaliou e identificou as necessidades das estruturas médico-legais e forenses do Egito, entre 16 e 18 de dezembro, a convite do Gabinete Contra as Drogas e o Crime das Nações Unidas, tendo estado também no Gana, em novembro, numa missão do Relator Especial das Nações Unidas Contra a Tortura e outros tratamentos ou punições, na qualidade de consultor forense.

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE