Coimbra

Livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal” apresentado em Coimbra (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-07-2019

O Auditório do Laboratório Chimico do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra acolheu esta tarde a sessão de apresentação do livro “Património da Humanidade do Centro de Portugal”.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a sessão de boas-vindas, que contou com intervenções de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, Manuel Machado, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, o designer Eduardo Aires, responsável pelo conceito da obra, apresentou o luxuoso volume, que resulta de um desafio lançado a quatro autores e quatro fotógrafos para retratar os lugares Património da Humanidade da UNESCO na Região Centro: o Mosteiro de Alcobaça, o Mosteiro da Batalha, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia e o Convento de Cristo, em Tomar.

PUBLICIDADE

Manuel Machado, Amilcar Falcão e Pedro Manchado

António Eugénio Maia do Amaral, diretor-adjunto da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e cocoordenador editorial da publicação, fez também uma intervenção a propósito do conteúdo do livro, assim como os autores Saúl António Gomes (texto “Mosteiro da Batalha”), Carla Alexandra Gonçalves (texto “Mosteiro de Alcobaça”) e Óscar Almeida (fotógrafo do capítulo Universidade de Coimbra, Alta e Sofia), que explicaram a sua visão do património a que se dedicaram.

Houve ainda tempo para um painel dedicado ao tema “A Importância do Património na Promoção Turística do Centro de Portugal”. Moderado pelo jornalista Camilo Soldado, do “Público”, o painel foi protagonizado por Carlos Martins, coordenador do projeto Lugares Património Mundial do Centro, e Delfim Leão, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

A sessão terminou com duas reflexões finais, a cargo de Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro.

Esta sessão de apresentação constituiu uma das primeiras iniciativas que revelarão o legado da rede de promoção, qualificação e valorização turística dos quatro lugares Património Mundial do Centro de Portugal, criada em 2017 e que une o Turismo Centro de Portugal, os municípios de Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar e a Universidade de Coimbra.

Veja  vídeo do Direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE