Coimbra

O Sítio dos Cães entre projetos vencedores do orçamento participativo de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 05-07-2019

A criação de um parque canino e de um sistema de produção de energia fotovoltaica venceram a segunda edição do orçamento participativo do município de Coimbra, cujos premiados foram hoje anunciados na sessão solene do Dia da Cidade.

A iniciativa contou com 93 propostas, mais 39 do que na primeira edição, dos quais 46 foram a votação, registando 6.500 votos, somando os projetos do Coimbra Participa (dirigida a adultos) e do Coimbra Jovem Participa (para os jovens).

Os quatro projetos aprovados pelo município de Coimbra somam um valor de 490 mil euros e vão passar à fase de execução.

PUBLICIDADE

“O Sítio dos Cães – Criação de um parque canino”, da autoria de Catarina Lopes Serra, foi o vencedor do programa Coimbra Participa, com um milhar de votos.

O projeto, orçado em 50 mil euros, visa a construção de um espaço para cães na freguesia de Santo António dos Olivais, na zona urbana da cidade, “onde os animais possam exercitar e socializar”.

O segundo projeto mais votado e igualmente vencedor, com 589 votos, foi o “Coimbra Cidade Sustentável – Autoconsumo Fotovoltaico”, apresentado por Manuel Dias, com um orçamento de 200 mil euros.

A proposta passa pela implementação de um programa de incentivos à aquisição de um sistema de produção de energia fotovoltaica, com ou sem armazenamento para autoconsumo.

No Coimbra Jovem participa, dirigido aos mais novos, o projeto “Verd’O Parque” saiu vencedor, com 1.052 votos, tendo como proposta a transformação de uma zona do Parque Verde do Mondego, entre o Exploratório e o rio, num espaço de fruição com diversas zonas e um anfiteatro.

O projeto de Sofia Isabel Chéu Reis prevê um investimento de 200 mil euros.

O segundo projeto mais votado no Coimbra Jovem Participa, com 165 votos, e um orçamento de 40 mil euros, foi apresentado por Daniela Filipa Silva Lopes, e consiste na organização de uma série de eventos nas freguesias do concelho, com o objetivo de melhorar as relações de parentalidade entre filhos e cuidadores.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE