Cerca de cinquenta máquinas de depósito de garrafas de plástico descartável vão ser instaladas por mercados, centros comerciais, hipermercados e universidades, num projeto-piloto hoje apresentado pelo ministro do Ambiente.
As máquinas são o instrumento do sistema de incentivo através do qual se pretende premiar (com prémios a definir em portaria) os consumidores que tenham um “comportamento ambiental responsável”.
PUBLICIDADE
As metas definidas pela Comissão Europeia são conseguir reciclar um mínimo de 77% das garrafas de bebida de utilização única em 2025 e 90% em 2029.
Cada máquina terá de ter “um responsável próximo para supervisionar o funcionamento da máquina e o processo de esvaziamento dos materiais depositados”.
Os incentivos ao depósito de garrafas de plástico estão dentro da estratégia para combater o lixo marinho provocado pelos artigos de plástico descartáveis.
para combater o lixo marinho proveniente dos dez artigos de plástico descartáveis (Single-Use Plastics), mais frequentemente encontrados nas praias europeias, bem como as artes de pesca abandonadas e os plásticos oxodegradáveis.
A avaliação das experiências-piloto que decorrerão até ao final do ano será entregue pelo Governo à Assembleia da República até ao fim do terceiro trimestre de 2021.