Coimbra

Coimbra Health debate papel de liderança da mulher em questões de saúde

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 27-06-2019

O consórcio Coimbra Health, que integra o M8 Alliance, constituído pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Universidade de Coimbra (UC), vai debater, na terça-feira, o papel de liderança da mulher em questões de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

O “Fórum de saúde das mulheres: Transpor barreiras através da liderança”, que se realiza no Colégio da Trindade, em Coimbra, vai discutir, no âmbito da saúde global, questões ligadas à saúde materna e direitos reprodutivos e sexuais em populações vulneráveis, sobretudo nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

PUBLICIDADE

“Com este fórum queremos criar condições para que se estabeleça uma reunião de especialistas como atividade satélite da Cimeira Mundial da M8 Alliance, que decorre todos os anos em Berlim”, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração do CHUC.

Salientando que o consórcio Coimbra Health está focado em desenvolver atividades nos países da CPLP, Fernando Regateiro salienta que esta iniciativa é mais “um momento importante de consolidação, estruturação e projeção desta ideia de Coimbra Health”.

Segundo o presidente do CHUC, este fórum “decorre de compromissos” do encontro regional da M8 Alliance, que decorreu em Coimbra em abril de 2018.

“Procuramos organizarmo-nos, dar respostas e criar organizações que tenham em consideração, de facto, a criação de respostas com reflexos em países da CPLP e na saúde da mulher, saúde infantil e educação para a saúde”, sublinhou.

O reitor da UC, Amílcar Falcão, considera que o objetivo principal deste fórum “é justamente tentar reunir e desenvolver atividades que possam ser focadas com a nossa relação com os países africanos, dentro daquilo que são os interesses da zona global”.

“A questão do enquadramento da mulher e depois todas as questões à volta da condição feminina e da maternidade, entre outras, que são bastantes relevantes, especialmente nos países africanos”, frisou à agência Lusa.

Para o reitor da UC, a saúde em África, mais propriamente nos países da CPLP, é uma área que queremos liderar dentro do M8 Alliance.

“Estivemos presentes já este ano no Irão, na cimeira intercalar, onde apresentámos bastantes trabalhos nesta área muito ligada à CPLP”, disse Amílcar Falcão, salientando que o consórcio Coimbra Health está a trabalhar em projetos de saúde pública que envolvam países africanos.

O fórum está estruturado em sessões de trabalho durante a manhã e sessões plenárias à tarde para debater temas como “A saúde da mulher à escala global”, “A saúde materna e de recém-nascidos em populações vulneráveis”, “Os direitos reprodutivos e sexuais: uma visão da saúde pública de valorização da mulher” e “Liderança das mulheres na saúde global – Capacitando e fortalecendo a liderança das mulheres no espaço político e de saúde pública lusófono”.

Está prevista a participação de responsáveis governamentais da área da saúde, como a ministra portuguesa, Marta Temido e o antigo ministro da saúde moçambicano, Francisco Songane, membro fundador da “Parceria para a Saúde Materna.

Conta também com a participação de especialistas de agências das Nações Unidas, como Mónica Ferro, diretora do escritório de Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População e Magda Robalo, ex-diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Organização Mundial da Saúde para África.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE