Coimbra

Coimbra: Associação Portuguesa do Sono recebe prémio internacional

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 18-06-2019

O World Sleep Day Committee anunciou ontem a atribuição de uma das mais altas distinções à Associação Portuguesa do Somo (APS) pelas iniciativas desenvolvidas no âmbito do Dia Mundial do Sono 2019. De 53 países participantes, com mais de 200 atividades em todo o mundo, a campanha da APS – “Dormir bem, envelhecer melhor — destacou-se pela forma como sensibilizou a população portuguesa para a importância de se dormir bem, cumprindo assim uma das dimensões do trabalho que esta entidade promove.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

A APS organizou um vasto conjunto de atividades, como sessões em escolas, unidades de saúde e autarquias, e ainda produziu e divulgou nacionalmente um vídeo de sensibilização.  “Dormir bem, envelhecer melhor” pretendeu transmitir que o bem estar físico, mental e social é maior se se dormir bem, não importa a idade. A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. A campanha pretendeu enfatizar que dormir mal causa várias doenças e terá consequência na qualidade de vida presente e futura.
 
Na sessão de abertura do evento, organizado em colaboração com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), foram entregues os prémios do concurso “Dormir bem, envelhecer melhor”, que estas entidades promoveram para as escolas de todo o país.

Concorreram alunos, desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário, com imagens relativas aos cuidados com o sono a ser enviadas desde a Madeira até Vila Real de Santo António. Seguiu-se uma conversa entre as especialistas Maria Helena Estêvão, Ana Allen Gomes e Ana Rita Álvaro, que abordaram os cuidados que se devem ter desde a infância até à idade sénior.

Numa perspetiva artística, a companhia Marionet  / Laboratório do Desconhecimento apresentou a performance teatral “A máquina dos sonhos”, inspirada na Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

A forma como os Livros das Grandes Religiões Proféticas (a Tora do Judaísmo, a Bíblia do Cristianismo e o Alcorão do Islamismo) sublinham a importância de dormir foi o pretexto para a conversa sobre sono e religião que encerrou a iniciativa. No Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, estiveram o líder da comunidade muçulmana, Sheik David Munir, um crente e estudioso de teologia católica, Isaías Hipólito, um crente hebraico, José Levy Domingos, o presidente da Associação Portuguesa do Sono, Joaquim Moita, e uma cientista do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas.

Esta distinção representou para a Associação Portuguesa do Sono, “uma grande recompensa para todos os que contribuíram para a actividade de sensibilização para a importância do sono e constitui um valioso estímulo para o empenho das atividades da APS do próximo ano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE