Coimbra
Operação Fénix reforçou capacidade de resposta na defesa dos munícipes e do património de Montemor-o-Velho
No dia 18 de maio, decorreu um treino operacional de combate de incêndios rurais e exercício do uso do fogo na nova Base Norte de Apoio Logístico do Meco, na freguesia de Arazede, tendo reunido cerca de 100 operacionais, entidades e agentes da Proteção Civil do concelho e da região.
A operação Fénix procurou ser uma forma de antecipar, formar e trabalhar em conjunto por uma defesa dos munícipes e do património. Reunindo elementos do Executivo Municipal, Proteção Civil municipal, Sapadores Florestais, dirigentes da autarquia, presidentes da Juntas e Uniões de Freguesia, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e da GNR, esta operação foi também o primeiro treino em meio real da Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, que a partir de junho vai ficar localizada no Meco.
PUBLICIDADE
Ao salientar que “os objetivos foram cumpridos com muito êxito”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, destacou a excelente coordenação com os diversos agentes envolvidos e congratulou-se com a prestação dos presidentes da Juntas e Uniões de Freguesia, assim como dos dirigentes que “foram de uma eficácia incrível”. “Adaptaram-se e superaram os desafios lançados, nomeadamente no apoio logístico, que foi excecional, e na operação com os rádios e nas comunicações”, reforçou.
No decorrer da Operação Fénix, que contou, a título de exemplo, com abordagens práticas às temáticas da comunicação (teste de comunicações e procedimentos), das faixas de gestão de combustíveis à rede viária, com indicações a uma equipa de sapadores florestais para a execução de trabalhos silvícolas, e de incêndio rural, o comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares, apresentou o plano operacional distrital de Coimbra – DECIR 2019 e, ao destacar a interação entre os diversos agentes durante o exercício e o trabalho desenvolvido pelo Município, frisou: “Montemor-o-Velho, a partir de agora, está mais bem preparado para reagir a um incêndio rural. Todos somos Proteção Civil”.
No momento, os participantes foram ainda surpreendidos com uma breve apresentação da nova plataforma de apoio à decisão que se encontra a ser desenvolvida pelo Município de Montemor-o-Velho em parceria com a Enso-Origins e que vem dar resposta aos novos desafios e necessidades na área da Proteção Civil.
A nova Base Norte de Apoio Logístico do Meco é uma estrutura do Centro Operacional de Proteção Civil Municipal de Montemor-o-Velho, localizada na antiga escola do Meco, freguesia de Arazede, e vai servir de apoio a várias tipologias de risco que ocorram na zona norte do Município de Montemor-o-Velho. Para além de acolher a Brigada de Sapadores Florestais da CIM-RC, o espaço também vai funcionar como um centro educacional vocacionado para as crianças.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE