Coimbra
Estrada de Portugal com nível!
A Estradas de Portugal (EP), que controla a qualidade do pavimento das vias através de um perfilómetro ‘laser’, garante que este “novo equipamento atesta o bom nível da rede de estradas nacionais”.
O novo dispositivo automático de inspeção de pavimentos rodoviários, que integra o sistema de ‘laser’ e ‘software’, instalado numa viatura, e “permite uma avaliação mais fiável e objetiva”, implicou um investimento de cerca de 300 mil euros, adianta a empresa.
“O conhecimento rigoroso e permanente do estado de conservação das estradas é fundamental para uma adequada definição da melhor estratégica das intervenções a realizar”, sustenta a EP, que “realiza regularmente a inspeção e avaliação da qualidade do pavimento dos mais de 14 mil quilómetros de estradas que integram a rede rodoviária sob sua jurisdição”.
A EP investe “cerca de 90 milhões de euros anualmente em conservação rodoviária, obras de requalificação, e gestão de obras de arte”, sendo que “mais de 80%” daquele montante é aplicado na conservação dos pavimentos.
A empresa tem, por isso, afirma, “apostado na melhoria e aumento de eficiência das ferramentas de avaliação e análise técnica dos níveis de conservação dos pavimentos”.
Neste sentido, “foi desenvolvido internamente um sistema de gestão de pavimentos dotado do conhecimento e dos recursos técnicos necessários” em que se destaca o referido veículo de inspeção mecânica com perfilómetro laser, equipamento que garante “maior rigor na recolha e análise dos dados”.
A EP, uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, é “a única concessionária rodoviária” em Portugal que dispõe de uma viatura com perfilómetro a laser, um equipamento de “elevada precisão”, que permite a recolha das “características dos pavimentos e, baseada num conjunto de parâmetros como a textura, a geometria, a irregularidade longitudinal e transversal, avaliar com elevado rigor o estado de conservação dos pavimentos”, sublinha a empresa.
O resultado das inspeções efetuadas, desde 2011, com aquele dispositivo revela que “a tendência verificada na evolução da qualidade da rede” rodoviária é de “estabilização em termos médios, com a qualidade global da rede a manter-se num nível satisfatório”, assegura a EP.
Até 2010 as avaliações do pavimento eram feitas “exclusivamente através de inspeções visuais, nas quais os técnicos ao percorrer as vias e dentro das viaturas, visualmente recolhiam os dados sujeitos à perceção individual dos técnicos”.
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