Coimbra
Lousã investiu na requalificação do Castelo para valorizar oferta turística do concelho
A Lousã inaugurou hoje, 27 de abril, as obras de qualificação e acessibilização do Castelo da Lousã, no Complexo Turístico da Nossa Senhora da Piedade.
PUBLICIDADE
O presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, a diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, o presidente interino da Comunidade Intermunicipal da Região Coimbra, José Carlos Alexandrino, e Jorge Brandão, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro estiveram presentes neste momento.
O município da Lousã investiu mais de 350 mil euros na requalificação e acessibilização do castelo medieval.
“É um investimento acrescido na oferta turística do concelho”, disse o presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, indicando que “toda a intervenção foi validada” pela Direção Regional de Cultura do Centro.
O autarca socialista informou que o projeto implicou um investimento global de 354 mil euros, montante que inclui uma comparticipação da União Europeia de 213 mil euros.
Construído no século XI e classificado em 1910 como monumento nacional, o castelo está situado junto às ermidas e piscina fluvial da Senhora da Piedade, em plena Serra da Lousã, distrito de Coimbra.
A intervenção visou sobretudo “a criação de condições de acessibilidade direta” dos visitantes à torre de menagem e de circulação no interior da muralha, indicou Luís Antunes.
As obras incluíram a construção de um miradouro e de um posto de acolhimento e informação de turistas, com instalações sanitárias, nas proximidades do também designado Castelo de Arouce, além de iluminação decorativa.
“Estas obras são uma beneficiação muito significativa do monumento”, sublinhou o presidente da Câmara.
Veja a intervenção de Luís Antunes:
Veja a intervenção de Susana Menezes:
Veja a intervenção de Pedro Machado:
Veja a intervenção de Vítor Maia e Costa:
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE