Cidade
Câmara de Coimbra requalifica Largo do Chafariz em São Martinho do Bispo
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinou, esta tarde, o auto de consignação da empreitada de requalificação do Largo do Chafariz, de São Martinho do Bispo, com a empresa Diagonalfusion – Construção e Manutenção de Infraestruturas, Unipessoal, Lda.
Esta empreitada, que representa um investimento de 118.638,73 euros (IVA incluído), pretende requalificar este espaço, que vai ganhar, para além do parque infantil e do parque desportivo já instalados, uma nova iluminação pública e um novo mobiliário urbano, um anfiteatro e um arranjo do chafariz, que prevê um embelezamento e o reforço da presença da água neste local.
O Largo do Chafariz apresenta-se, atualmente, com um extenso relvado, pouco definido e sem pontos de interesse relevante, tendo, contudo, um imenso potencial por explorar.
“A requalificação do Largo vai, então, torná-lo num espaço de confluência da população, potenciador de diversas atividades, tais como o convívio, o recreio ativo ou, em determinadas alturas do ano, a realização dos mais diversos espetáculos. Pensou-se, por isso, num projeto que conjugasse uma zona de recreio infantil com um espaço para acolher espetáculos, possível pela introdução de um palco e de bancadas”, adianta a CMC.
Numa primeira fase, foram instalados equipamentos de recreio para usufruto da população, mais concretamente um parque infantil – composto por um baloiço e um equipamento multifunções – e um parque desportivo – composto por equipamentos para a prática de exercício físico dirigidos à população adulta.
O Largo foi organizado em dois patamares distintos.
No patamar superior, estão instalados o parque infantil e o parque desportivo, uma zona de relvado (que poderá ser utilizada para a prática de desportos informais e piqueniques), e um local para montagem de quiosques de apoio a feiras e outros eventos. No inferior, vai nascer agora um anfiteatro em tabuleiros relvados, onde serão introduzidos alguns bancos de betão pré-fabricados. O elemento agregador dos espaços é um canalete baixo, que será agora introduzido e conduzirá a água do chafariz, através do patamar superior, pelas escadas que ladeiam o anfiteatro até à rede, depois de contornar toda a zona que define o palco.
O chafariz irá, também, ganhar destaque com a introdução de um canalete, uma vez que é reforçada a presença da água neste espaço.
A intervenção prevê ainda a reformulação da instalação elétrica existente, a instalação de um sistema de rega automático, a plantação de árvores de várias espécies, e a pavimentação de espaços e caminhos.
Related Images:
PUBLICIDADE