Coimbra

Deputados do PS visitaram agricultores afectados pela tempestade Leslie

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-04-2019
Os Deputados da Assembleia da República eleitos pelo Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Coimbra, Pedro Coimbra, João Gouveia e Cristina Jesus, visitaram esta segunda feira o Baixo Mondego para se inteirarem do ponto de situação da aplicação dos incentivos disponibilizadas pelo Governo destinados aos agricultores afectados pela tempestade Leslie. 

Em Santo Varão, concelho de Montemor-o-Velho, visitaram uma exploração agrícola bastante danificada por aquela tempestade, “cujo proprietário apresentou e já aprovou a candidatura para recuperação da mesma ao PDR, tendo obtido uma comparticipação de 77% a fundo perdido dos prejuízos elegíveis, a que corresponde cerca de 74.000€”. 

Para Pedro Coimbra, “há bons exemplos da pronta resposta que foi dada pelo Governo e pela Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) àqueles que viram as suas vidas transtornadas por aquele fenómeno com prejuízos avultados” e acrescentou “que, sendo cada caso um caso, há ainda dificuldades que têm de ser analisadas e ponderadas”. 

PUBLICIDADE

“Há que reconhecer o esforço e o mérito da Administração Central, no caso a DRAPC que, conforme orientação do Governo, priorizou estas candidaturas, que foram mais de 500, e que estão praticamente todas analisadas. A esmagadora maioria destas candidaturas foram aprovadas e, portanto, financiadas e destas, cerca de 75% estão já com contratos assinados ou em fase final de contratação”, salientou o líder da Distrital de Coimbra do PS.

De acordo com João Gouveia, que é membro da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas “importaria avaliar se o subsídio de perda de colheitas tem, nestes casos, enquadramento e cobertura legal e, se não o tiver, se é possível encontrar uma solução que permita apoiar este tipo de perdas”. 

Os Deputados deixaram ainda, uma vez mais, uma palavra de solidariedade e incentivo a todos os cidadãos afectados pela tempestade e que ainda estão a recuperar as suas vidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE