Coimbra
Coimbra: Portugal sagra-se campeão da Europa de sub-20 em râguebi
Portugal sagrou-se hoje campeão europeu de râguebi, no escalão de sub-20, após bater a Espanha por 7-5, em Taveiro, na terceira e última jornada da competição.
A seleção portuguesa chegou ao intervalo a perder por 5-0, mas um ensaio, transformado, na segunda parte, permitiu à equipa orientada por Luís Pissarra celebrar o título pelo terceiro ano consecutivo.
A equipa portuguesa, que estava obrigada a vencer para superar a desvantagem de dois pontos para os espanhóis, soube defender a vantagem conquistada e viu os espanhóis errarem uma penalidade, aos 77 minutos, que podia ter complicado o objetivo.
Desta forma, Portugal terminou em primeiro lugar com 12 pontos, mais um do que a seleção espanhola.
“Foi um título muito especial por todas as circunstâncias”, disse à agência Lusa o selecionador português, lembrando que os três adversários que os jovens portugueses tiveram pela frente “só perderam contra Portugal”.
Na hora de festejar o terceiro título consecutivo, o antigo internacional português, que fez parte dos ‘lobos’ que disputaram o Mundial de 2007, concordou que estes sucessos abrem “perspetivas de um futuro risonho”, mas lembrou que Portugal tem de saber aproveitar esta geração para “criar alicerces” para as seleções nacionais.
A curto prazo, o título garantiu a Portugal a presença no Júnior World Trophy (uma espécie de Mundial B), em São Paulo, prova onde Portugal esteve perto surpreender, ao terminar em segundo lugar, há dois anos.
“O que passou é história, mas vamos para competir e continuar a provocar impacto com as nossas prestações”, prometeu Luís Pissarra.
Related Images:
PUBLICIDADE