Coimbra
“Casas Breves” de Tiago Cravidão retrata Repúblicas de Coimbra
A exibição do filme instalação “Casas Breves” , com 20 minutos de duração, terá lugar no antigo Estúdio 2 dos Cinemas Avenida, no dia 5 de abril das 21:30 às 00:00, e no dia 6 de abril das 16:00 às 00:00.
Tiago Cravidão, mostrará, no contexto da XXI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, o filme instalação: Casas Breves. A instalação será exibida em loop durante os dias 5 e 6 de abril no antigo estúdio 2 dos Cinemas Avenida.
PUBLICIDADE
As Repúblicas de Coimbra estão cheias de objetos, de histórias e de ritos: paisagens do efémero, do ausente, onde este filme investiga o modo como os corpos, dos que aí agora habitam, se relacionam com esse gigantesco património.
Como é que cada geração que por estas casas passa, se inscreve naquelas histórias, naqueles ritos e vai deixando as suas marcas nos objetos. Quando em 2015 realizei um pequeno filme sobre algumas Repúblicas de Coimbra – casas comunitárias de estudantes com gestão coletiva e de estrutura não hierárquica -, intui que um dia, ali regressaria. Ao longo dos 3 anos seguintes, a experiência desse filme foi fermentando em duas sensações muito fortes: a de passagem e a de ausência.
De facto, estas casas destinam-se a ter uma utilização temporária, na também temporária juventude, de quem vem para Coimbra estudar. E essa consciência de passagem breve por um lugar, faz com que, a todo o tempo, se inscrevam nestes espaços, nos objetos e nos corpos que os frequentam marcas que tentam fixar essa passagem”.
O realizador afirma que a exibição deste filme instalação num cinema hoje vazio, serve para sinalizar a urgência de oferecer à Cidade o potencial cultural, cívico, turístico, urbano, afetivo e criativo que o Estúdio 2 do Edifício Avenida ainda encerra
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE