Coimbra
Escola Profissional da Lousã vence EPL vence concurso de ideias da Região de Coimbra
Alunos da Escola Profissional da Lousã (EPL) vencem concurso de ideias “Imagine.Create.Succeed” e ainda asseguram o terceiro lugar.
Nesta iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o destaque principal vai para o projeto vencedor “SneakersMove”, que irá representar a Lousã na final intermunicipal do próximo dia 6, em Mortágua
As marcas “SneakersMove” e “Dona Dama” foram hoje distinguidas pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) na final da 6.ª edição do concurso “Imagine, Create, Succeed”.
Desenvolvidas em contexto letivo, de acordo com uma estratégia pedagógica de trabalho por projeto, estas marcas conquistaram a 1.ª e 3.ª posições, respetivamente, num pódio eleito entre dez propostas do ensino secundário.
Representada por uma equipa interdisciplinar, com contributo das áreas de comunicação e desporto, a marca SneakersMove é a face de um produto inovador e pioneiro no mercado – ténis aquecidos que carregam com o movimento.
Outra inovação do produto representado por Margarida Matias, Micaela Pinto e Regina Almeida neste tipo de iniciativa é a parceria interescolas formada com a Escola Profissional de Aveiro, responsável pela criação de um sistema de carregamento cinético, que permite gerar e armazenar energia ao andar. Finalizado o protótipo, entrará agora em desenvolvimento o sistema de controlo de temperatura via Smartphone.
Aliando tecnologia, design e tradição, o projeto “Dona Dama” vem dar uma nova vida a peças de vestuário, até agora, arrumadas e esquecidas no fundo de um armário.
Esta nova marca de vestuário, assinada pelas alunas Eva Camilo e Daniela Santos, já está online – em www.donadama.pt – e disponibiliza a atualização de peças antigas por designers e modistas. Neste campo, há a salientar a participação da formanda Maria Ferreira, que está agora a dar os primeiros passos na criação da sua própria coleção. Além de estilo e modelo transformado, as peças são acompanhadas de uma sinopse, com detalhe da sua proveniência e, sempre que possível, das estórias que a ela estão ligadas. Mais do que roupa, a marca quer levar ao mercado a tradição das nossas gentes que é indissociável do território onde estas habitam.
A ideia vencedora irá representar a Lousã no bootcamp final, que decorre em Mortágua nos próximos dias 6 e 7, a par dos projetos vencedores dos outros 18 municípios que integram a CIM-RC.
Para a EPL trata-se, acima de tudo, de um resultado que espelha o potencial de uma estratégia de ensino inovadora, centrada no desenvolvimento de projetos com impacto real e que capacita os formandos a construir o seu próprio futuro.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE