Desporto

Associação Académica discute propinas e alojamentos com Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior  

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-03-2019

Daniel Azenha e João Assunção, presidente e vice-presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) respetivamente, foram recebidos em Lisboa pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. 

Esta audiência vem no seguimento do pedido público feito pela AAC no dia 30 de janeiro após as polémicas declarações do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a reunião, a AAC procurou esclarecer a posição da Tutela quanto às propinas e qual a linha estratégica a longo prazo para o Ensino Superior.

Foram também debatidos vários assuntos na área da ação social, apresentando as preocupações e dúvidas dos estudantes relativamente ao Plano Nacional de Alojamento Estudantil recentemente divulgado.

À margem do encontro, Daniel Azenha considerou que “foi uma reunião esclarecedora que nos permitiu perceber a visão da tutela quanto à questão das propinas. Para o Sr. Secretário de Estado estamos perante um desafio verdadeiramente europeu.”

O presidente da Associação Académica de Coimbra disse ainda que “O Sr. Secretário de Estado compreendeu as preocupações dos estudantes e assegurou que a estratégia de redução dos custos das famílias no Ensino Superior será para continuar”.

Os dirigentes da AAC, após a reunião, garantem que “a tutela escutou a visão da Associação Académica de Coimbra que defende e defenderá a propina 0 para o Ensino Superior português tal como o reforço da Ação social para garantir um acesso verdadeiramente universal e justo.

PUBLICIDADE

publicidade

A reunião ficou ainda marcada pelo debate sobre o novo plano nacional de alojamento estudantil. 

“Fizemos chegar a nossa preocupação em relação ao número de novas camas disponíveis para os estudantes em Coimbra. 450 novas camas não são suficientes para o número de estudantes deslocados que existem na nossa cidade”, assegurou Daniel Azenha.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE