Coimbra

Olivais conquista Taça de Portugal feminina de basquetebol

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-03-2019

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O Olivais Coimbra conquistou hoje pela terceira vez a Taça de Portugal de basquetebol feminino, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 49-40, na final disputada em Cascais.

 

Em embate disputado no Pavilhão da Escola Secundária de Manique, Norianna Haynes foi a melhor jogadora do encontro, com 20 pontos marcados e nove ressaltos, acompanhada por Inês Viana, com 14 pontos, dez ressaltos e quatro assistências.

Do lado do Vitória de Guimarães, Emilie Hesseldal e Leah Sommerfield, ambas com 12 pontos, foram as jogadoras em destaque, mantendo as vimaranenses na luta pelo resultado até ao final.

As jogadoras do emblema de Coimbra, que também lideram o campeonato nacional, estiveram sempre por cima no encontro e, apesar do equilíbrio do primeiro e terceiro períodos, controlaram uma partida em que o Vitória de Guimarães conseguiu dar boa réplica.

O encontro começou muito equilibrado e com as duas equipas com dificuldades em concretizar muitas das jogadas que foram construindo. Por isso, no fim do primeiro período, o resultado era apenas de 10-11, favorável à equipa do Olivais.

No segundo período, o Olivais Coimbra, com a norte-americana Norianna Haynes em destaque, disparou no marcador e distanciou-se do Vitória, que apenas marcou quatro pontos. A base fez oito pontos, Inês Viana sete e o intervalo chegou com a formação de Coimbra a vencer por 29-14.

Na entrada para o segundo tempo, o Vitória de Guimarães apareceu com energias renovadas, muito graças ao acerto de Emilie Hesseldal e Sara Dickey, e venceu mesmo o terceiro período por 16-9, encurtando distâncias para o Olivais, que ainda assim chegou à última parte do jogo a vencer por 38-30.

No quarto e último período, o Olivais entrou melhor, marcou nove pontos de ‘rajada’ e praticamente selou o triunfo, tornando infrutífera a boa reação das minhotas nos instantes finais.

O Olivais Coimbra reconquistou o troféu, após ter perdido a final na época passada frente à AD Vagos, reeditando os êxitos de 2008/09 e 2009/10.

Jogo disputado no Pavilhão da Escola Salesiana de Manique, em Cascais | Assistência: Cerca de 200 espetadores.

Vitória de Guimarães – Olivais Coimbra, 40-49.

Ao intervalo: 14-29.

Sob a arbitragem de Sónia Teixeira, Samira Barrima e Rui Fonseca as equipas alinharam e marcaram:

– Vitória de Guimarães (40): Bárbara Miranda (2), Emilie Hesseldal (12), Sara Ressurreição (4), Leah Somerfield (12) e Sara Dickey (10). Jogaram ainda: Ana Pedroso e Joana Guerreiro.

Treinador: Carlos Fechas.

– Olivais Coimbra (49): Inês Viana (14), Hristina Marjanovic (6), Marcy Gonçalves (7), Norianna Haynes (20) e Tyler Gilbert (2). Jogaram ainda: Alice Martins e Raquel Alves.

Treinador: Eugénio Rodrigues.

Marcha do marcador: 10-11 (10 minutos), 14-29 (intervalo), 30-38 (30) e 40-49 (final).

Eugénio Rodrigues (Treinador do Olivais de Coimbra) afirmou que “Foi uma final não muito bonita, mas bastante emotiva. O Guimarães vendeu cara a derrota, regressou ao jogo quando tudo se afigurava fácil, o que dignificou o espetáculo. Trabalhámos bastante para estar neste ponto alto da época e tentar vencer, e julgo que foi uma vitória justa.

É importante este triunfo para motivar a equipa e fazer estas jogadoras acreditar. Faltam dois meses para o fim da época, estamos na liderança do campeonato e é possível chegar lá na frente.”

Carlos Fechas (Treinador do Vitória de Guimarães) disse que  “Foi uma final bastante disputada, mas em que o discernimento nem sempre imperou. Tivemos muitos lançamentos abertos na primeira parte que não conseguimos converter e isso foi frustrando a nossa equipa. Na segunda parte tentámos mudar um pouco, com lançamentos mais fáceis, chegámos a poder reentrar no jogo, mas não foi possível porque o Olivais conseguiu fechar bem o jogo.

É importante a experiência de estar presente nestes momentos, pois para muitas destas jogadoras é a primeira vez que aqui estão e há dois anos estavam na segunda divisão. É preciso ir passo a passo e a época não acaba aqui, há coisas para conquistar. Isto é um sinal de que o clube se quer projetar e ambiciona mais.”

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE