Coimbra
Oliveira do Hospital é beneficiária do Contrato Local de Desenvolvimento Social
O Município de Oliveira do Hospital acaba de ser contemplado pelo Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) tendo-lhe sido atribuído um financiamento no montante de 540 mil euros.
PUBLICIDADE
Oliveira do Hospital foi dotada com este programa no âmbito de dois dos quatro eixos de intervenção contemplados pelos CLDS de quarta geração.
Assim, o Plano de Ação a desenvolver será na área do envelhecimento (eixo 3) numa dimensão da promoção do envelhecimento ativo e do apoio à população idosa e mais dependente; e no domínio das calamidades (eixo 4) com vista ao auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, nomeadamente às famílias vítimas dos incêndios de outubro de 2017.
O programa, com uma duração de 36 meses, terá uma entidade coordenadora local e ainda entidades locais executoras das ações a dinamizar que passarão por ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas; que combatam a solidão e isolamento ou até de desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionados para a população envelhecida. No eixo 4 têm particular relevo, entre outras, ações de promoção da auto-organização dos habitantes do território; e o desenvolvimento de instrumentos facilitadores do acesso das pessoas a serviços de utilidade pública, a nível local, reduzindo isolamento e exclusão social.
Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital foi promotor e beneficiário, por altura da criação da primeira edição do Programa CLDS – que teve como entidade executora a Ass. para o Des. Social e Cultural Vale do Cobral, e que foi publicamente reconhecida pelo ISS, I.P. como “boa prática nacional” – e desde o seu término, em 2012, que a Câmara Municipal tem empenhado esforços para que o território concelhio fosse abrangido por novas edições deste instrumento.
É com satisfação que a Câmara Municipal vê o concelho ser beneficiário desta nova edição, como refere José Francisco Rolo, vereador do pelouro Solidariedade e Ação Social, “finalmente, depois de vários esforços, para Oliveira do Hospital regressar aos territórios beneficiários de Contratos Locais de Desenvolvimento Social – depois de seis anos de exclusão –, voltamos a dispor de um instrumento de trabalho em rede, um projeto agregador para reforçar a intervenção da Rede Social de Oliveira do Hospital e acima de tudo, criar equipas no terreno a operar próximo das pessoas para diminuir o isolamento, promover o envelhecimento ativo, saudável e solidário; e cuidar de todos aqueles que precisam de atenção e cuidados para reerguer as suas vidas”.
“Depois do que o concelho tem passado, esteve bem o Governo ao reintegrar Oliveira do Hospital no CLDS, fez-se justiça, faremos agora solidariedade – acompanhar, cuidar e proteger os mais frágeis”, sublinha.
O Programa CLDS-4G é um instrumento de intervenção social e de combate à exclusão, promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com vista à promoção da coesão social dos concelhos objeto de intervenção, nas áreas do desemprego, da pobreza, do envelhecimento e calamidades. É um programa financiado no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Related Images:
PUBLICIDADE