Cidade
Centro de Voluntariado Ocupacional para doentes oncológicos abriu hoje em Coimbra
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro inaugurou hoje, em Coimbra, um Centro de Voluntariado Ocupacional de apoio aos doentes oncológicos, que vai disponibilizar áreas de entretenimento e de repouso.
Carlos Oliveira, presidente do núcleo, disse à agência Lusa que esta nova valência pretende proporcionar uma terapia aos doentes deslocados das suas residências e famílias baseada na arte.
Os utilizadores do centro têm assim à sua disposição ateliês em áreas como a pintura, escultura, artesanato e culinária, entre outras.
“Estas atividades não aumentam a quantidade de vida do doente, mas permitem uma melhoria da qualidade”, enfatizou o médico e professor universitário, salientando que “isso está demonstrado cientificamente”.
A unidade comporta uma área polivalente para a realização das atividades artísticas, outra para leitura e utilização de equipamentos informáticos e uma zona de repouso para os doentes submetidos a tratamentos mais agressivos.
“Pensamos que é local de partilha, de solidariedade e de afetos, que é extremamente importante para o doente quando atravessa períodos críticos”, sublinhou Carlos Oliveira.
Segundo o especialista, o intercâmbio entre “doentes, voluntários e pessoas que já sofreram de cancros ajuda as pessoas em tratamento a encarar melhor a doença”.
O centro ocupacional é dinamizado com base no voluntariado e não acarreta despesas para os utilizadores, estando aberto de segunda a sexta-feira, das 14:30 às 17:30, na Rua Dr. António José de Almeida, num espaço contíguo ao Núcleo Regional, com uma lotação até 15 pessoas.
Related Images:
PUBLICIDADE