Coimbra
Instituto Pedro Nunes leva 10 empresas a missão comercial no Texas
Entre os dias 3 e 7 de dezembro, realiza-se em Austin, Texas, nos Estados Unidos da América, a quinta e última missão comercial do RYME+, um projeto que está a apoiar empresas do espaço sudoeste europeu na expansão internacional dos seus negócios.
Nesta missão, liderada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), vão participar 10 empresas, das quais nove são portuguesas e uma espanhola.
O projeto RYME+ funciona num consórcio europeu liderado pelo IPN e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa de Cooperação Interreg V-B Sudoeste Europeu 2014-2020 (Programa Interreg Sudoe).
É um projeto de apoio à internacionalização de PME nos setores de saúde e bem-estar, energia, materiais e sustentabilidade industrial, cidades inteligentes e TIC e indústrias criativas, que inclui parceiros do Brasil, Espanha, Estados Unidos da América, França, Israel, Portugal e Uruguai.
O objetivo da missão ao Texas é promover e apoiar a internacionalização das empresas com workshops, formações e visitas a incubadoras e aceleradoras de startups em Austin. Paralelamente, as empresas terão reuniões com empresas/entidades locais para o estabelecimento de negócios/parcerias.
A Present Technologies, incubada no IPN, é uma das empresas que vai participar numa missão que considera estar alinhada com a estratégia de internacionalização da empresa e que passa pela entrada no mercado dos EUA em 2019.
Para Victor Batista, CEO e Co-founder da Present Technologies, “o projeto RYME+ tem sido primordial nesta abordagem ao mercado e o IPN, através de diferentes iniciativas, tem sido fundamental nesta fase de crescimento além-fronteiras e de entrada em novos mercados”.
“O processo de internacionalização da Present Technologies iniciou-se há cerca de 4 anos, com enfoque no mercado europeu. Neste período passámos de um valor residual de facturação externa para uma percentagem superior a 65%”, refere ainda Victor Batista.
Com o RYME+, 102 empresas (33 portuguesas, 37 espanholas e 32 francesas) estão a beneficiar de networking internacional, mentoring, preparação comercial, formação em mercados externos e interação com outras empresas inovadoras através da organização de speed meetings. As empresas mais promissoras têm ainda a oportunidade de participar em missões comerciais e de benchmarking.
No âmbito deste projeto, já foram realizadas três missões comerciais ao Brasil, Uruguai e EUA e uma missão de benchmarking a Israel, que contaram com a participação de 35 empresas, resultando em mais de 200 interações comerciais entre todas as empresas do espaço sudoeste europeu
Related Images:
PUBLICIDADE