Coimbra
Fundação INATEL promoveu teatro na vila de Pereira
A Fundação INATEL levou este sábado à noite, ao palco do Celeiro, em Pereira do Campo, concelho de Montemor-o-Velho, a peça “Josefina e Clementina”, comédia teatralizada pelo Pateo das Galinhas.
A sala cheia proporcionou à plateia, de acordo com Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL, “assistir a uma peça excecional representada por uma companhia de outro ponto do distrito, gerando um intercâmbio artístico, cultural e territorial”.
O Pateo das Galinhas – Grupo Experimental de Teatro, é uma associação da Figueira da Foz, sem fins lucrativos, de carácter cultural, ligado à área do teatro, e é filiado na Fundação INATEL. Embora constituído por um grupo permanente de colaboradores, o Pateo não tem, por opção, elenco fixo, o que lhe permite liberdade criativa e criadora para a produção de espetáculos distintos no conteúdo e na forma. Do mesmo modo, procura trabalhar com diferentes criadores, tanto na área da encenação, como nas diversas áreas ligadas à produção teatral.
Com adaptação e encenação de Maria João Rocha, a comédia “Josefina e Clementina” retrata a história de duas manas com memórias, mas sem futuro. Fazem-nos rir, ou sentir piedade? O certo é que promete um serão bem passado.
A peça teve entrada livre, como é habitual nas iniciativas da Fundação INATEL e o acolhimento ficou a cargo do Grupo Teatral O Celeiro, que em 2009 foi vencedor do Concurso Nacional de Teatro INATEL. No final da peça a Fundação ofereceu uma lembrança às duas companhias presentes, tendo distinguido nessa ocasião o ator e encenador Arménio Paiva, figura local e um ícone da companhia O Celeiro.
Related Images:
PUBLICIDADE