Coimbra

2 mortos confirmados na estrada das pedreiras

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-11-2018

O aluimento de terras numa estrada do concelho de Borba, que arrastou para dentro de uma pedreira uma retroescavadora e duas viaturas, provocou pelo menos duas vítimas mortais, funcionários de uma empresa que opera no local, mas é possivel que outras pessoas tenham caído para a pedreira.

PUBLICIDADE

O deslizamento de terras para uma pedreira, ocorrido hoje à tarde na zona de Borba, provocou, pelo menos, dois mortos, divulgou o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro.

Assumindo que se trata de um “dia triste” para o concelho de Borba, no distrito de Évora, António Anselmo, presidente da autarquia local, afirmou que espera que sejam apuradas as causas do aluimento de terras, neste troço da Estrada Nacional (EN) 255.

O piso da estrada abateu para dentro de duas pedreiras, que ficam contíguas à via, uma ativada e outra desativada. 

Questionado sobre se existiam indícios de que a situação pudesse vir a ocorrer naquela estrada, António Anselmo rejeitou tratar-se de uma “tragédia anunciada”. “Eu penso que não, nunca na vida. É uma tragédia, é um acidente”, afirmou.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à Lusa que uma retroescavadora e duas viaturas foram arrastadas para o interior de uma pedreira, tendo o alerta sido dado às 15:45.

PUBLICIDADE

publicidade

A mesma fonte assinalou que a retroescavadora seria de uma empresa que opera numa das pedreiras da zona, enquanto os automóveis seriam de particulares e ficaram submersos.

O INEM acrescentou que acionou um helicóptero, uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER), uma ambulância de suporte imediato de vida (SIV) e diversas ambulâncias de várias corporações de bombeiros, além de uma equipa de psicólogos. 

Um percurso de cerca de cinco quilómetros desta estrada está ladeado de pedreiras de mármores.

Na sequência da derrocada, a via está cortada ao trânsito.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE