Partidos
Parlamento Europeu acolhe exposição sobre o conimbricense Álvaro Cunhal
O Parlamento Europeu (PE), em Bruxelas, acolhe até sexta-feira, uma exposição evocativa do centenário do nascimento do líder histórico do PCP, Álvaro Cunhal, e a única organizada pelo partido fora de Portugal.
A mostra “integra-se na comemoração do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal e é a única que o PCP realiza fora de Portugal”, disse o chefe da delegação comunista portuguesa no Parlamento Europeu, João Ferreira.
PUBLICIDADE
Numa abordagem europeia do pensamento político de Cunhal, o eurodeputado sublinhou ainda que este “deu um contributo ímpar e importante para o que foi a análise que o PCP fez sobre o processo de integração europeu”.
“O PCP estudou a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia e suas consequências e Álvaro cunhal deu um contributo importante”, sublinhou, referindo-se, nomeadamente, a passagens do livro “Rumo à vitória”.
A exposição “Álvaro Cunhal – vida, pensamento e luta” está patente na sede do PE por iniciativa dos eurodeputados comunistas, João Ferreira e Inês Zuber.
Álvaro Barreirinhas Cunhal nasceu a 10 de novembro de 1913, em Coimbra, e cedo se dedicou à luta contra o regime do estado Novo, tendo-se filiado no PCP aos 17 anos.
Foi secretário-geral do partido durante 31 anos, deputado e membro do Conselho de Estado.
A resistência ao autoritarismo do Estado Novo custou-lhe 11 anos de prisão, clandestinidade e exílio em França, tendo regressado a Lisboa após a revolução de 25 de abril de 1974.
Related Images:
PUBLICIDADE