Coimbra
Miranda do Corvo regressa ao tempo de D. Sesnando
A ligação de D. Sesnando, conhecido como o 1.º Governador de Coimbra, a Miranda do Corvo é o tema escolhido para a quarta edição da Feira Medieval.
PUBLICIDADE
O evento decorre este fim de semana na Praça José Falcão, zona central que será invadida por várias recriações, como o restauro do Mosteiro de Miranda do Corvo; diversas demonstrações, desde a esgrima a danças medievais; e espetáculos de cetraria e mostra de armas, entre outras artes performativas.
A feira tem início às 15h00 de sábado, altura em que decorre a “abertura do mercado e (feito o) anúncio da chegada de Dom Sesnando”.
No primeiro dia da recriação histórica, está previsto um cortejo do convidado especial pelo recinto e a realização de uma festa para apresentar “a sua filha recém-nascida, de nome Elvira Sesnandes”. Ao final do dia, é apresentado o “Teatro de fogo: Uma taverna virada do avesso”, enquanto na Casa das Artes tem lugar às 21h30 a apresentação da peça “O Enredo”. Trata-se de um espetáculo criado à volta da figura de Sesnando Davides, governador de Coimbra na época moçárabe e figura marcante na preservação da paz e coexistência de vários povos e crenças nas margens do Mondego. Este espetáculo tem a direção artística de André Varandas e a interpretação de 10 atores que representam cada um dos municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego, onde se inclui Miranda do Corvo.
No domingo, a Feira Medieval de Miranda do Corvo abre ao público às 11h00, com o programa do dia a ser preenchido por arruadas e demonstrações.
O ponto alto irá ocorrer às 15H00, altura em que será feita a “narrativa de como o Conde governou a região de Coimbra durante cerca de 30 anos”. Às 17h30, a organização vai proceder a um “Preito de Menagem ao Mendigo Basílio” (ator Joaquim Vieira Basílio), falecido a 21 de setembro de 2017.
Durante os dois dias, está garantida animação itinerante, artesanato ao vivo, comércio e tasquinhas por todo o recinto.
Related Images:
PUBLICIDADE