Coimbra
Belenenses derrota Académica na Supertaça de Râguebi
O Belenenses juntou hoje a Supertaça portuguesa de râguebi ao título de campeão nacional alcançado há duas semanas, ao vencer a Académica, detentora da Taça de Portugal, por 30-20.
Num encontro disputado no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, a equipa comandada pelo técnico João Mirra conseguiu impor o seu valor e o seu favoritismo, embora tenha encontrado uma réplica aguerrida e positiva da formação de Coimbra, que só não conseguiu contrariar o maior pragmatismo do ‘quinze’ do Restelo.
PUBLICIDADE
Desta feita, o Belenenses conseguiu mostrar uma maior qualidade ofensiva em relação ao anterior jogo da final do campeonato, perante o Agronomia, destacando-se hoje a prestação de Manuel Murta, ao desequilibrar de forma decisiva o marcador ao intervalo do encontro com os ‘estudantes’.
A atuação agradável dos ‘azuis’ no primeiro tempo foi traduzida em ensaio, transformação e penalidade do jogador do Belenenses, enquanto a Académica respondeu com as penalidades de Adam Danckert, colocando o resultado ao intervalo em 13-6, naquela que era a primeira vez que os dois clubes mediam forças na atribuição da Supertaça.
No segundo tempo, o ‘quinze’ lisboeta acentuou a vertente mais pragmática e soube dilatar a vantagem até aos 30-13, apesar dos esforços da ‘Briosa’.
O conjunto treinado por João Pinto conseguiu, já em cima do apito final, reduzir a diferença com um ensaio de António Salgueiro para 30-20, o resultado com o qual terminou mesmo o encontro, ‘selando’ nova festa ‘azul’.
Com esta vitória, o Belenenses arrecadou a sua quarta Supertaça da história – em sete presenças na decisão do troféu -, mais dois triunfos do que os conseguidos pela Académica, igualmente em sete presenças na final.
Jogo no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha.
Belenenses – Académica, 30-20.
Ao intervalo: 13-6.
Sob arbitragem de Pedro Mendes Silva, as equipas alinharam:
– Belenenses: Hugo Valente, Joe Pickett, Anthony Kent, Manuel Lima, Valter Ferreira, José Bonneville, David Wallis, Tomás Sequeira, Duarte Azevedo, Diogo Miranda, Rodrigo Marta, Vasco Poppe, Rodrigo Freudenthal, Tiago Fernandes e Manuel Marta. Jogaram ainda: Luís Silva, Samisoni Havea, Frederico Simões, Manuel Pinto, Miguel Fernandes, Gonçalo Santos, João Sardo e Frederico Caetano.
Treinador: João Mirra.
– Académica: Ricardo Gonçalves, João Aguiar, Lucas Bordigoni, Filipe Fernandes, Mattheus Wolf, Manuel Picão, Francisco Curica, António Salgueiro, Manuel Queirós, Adam Danckert, Francisco Galveias Henriques, João Diogo Silva, José Almeida, João Tavares e Sérgio Franco. Jogaram ainda: André Gonçalves, Afonso Machado, João Mateus, Guilherme Ribeiro, João Bonny, Martim Porto e Rodrigo Barradas.
Treinador: João Pinto
– Belenenses:
Penalidades (3): Manuel Marta (18, 41 e 59)
Ensaios (3): Manuel Marta (22), Tomás Sequeira (46), Rodrigo Marta (62)
Conversões (3): Manuel Marta (22, 46 e 62)
– Académica:
Penalidades (2): Adam Danckett (13 e 29)
Ensaios (2): António Salgueiro (51 e 79)
Conversões (2): Adam Dancket (51) e Martim Porto (79).
Related Images:
PUBLICIDADE