Coimbra
Piscina Municipal de Seia reabre dia 8 de outubro
Após um período de manutenção das instalações, que integrou a remodelação do sistema de monitorização e controlo do tratamento de água da piscina, a Piscina Municipal coberta reabre na próxima segunda-feira ao público.
A elevada utilização desta infraestrutura, com um registo diário de mais de duas centenas de pessoas, aliada à antiguidade das instalações e dos equipamentos a ela associada estão na base deste processo de melhoria e modernização introduzido pelo Município e que se traduz num investimento de 15 450€.
PUBLICIDADE
Essencialmente, o novo sistema consiste na monitorização em tempo real dos parâmetros principais da água da piscina (ph, cloro livre e cloro combinado) e de sistemas de doseamento que atuam sobre os valores no imediato e com grande precisão. Esta solução garante a melhoria da qualidade da água, devido a um uso mais criterioso de produtos, reduzindo de forma significativa o risco de contaminações microbiológicas, proporcionando simultaneamente mais conforto aos utilizadores e menos custos de operação.
Esta intervenção na piscina, em conjunto com outras medidas de eficiência energética, constitui uma clara aposta da autarquia na melhoria da qualidade e eficácia do serviço público prestado. Referir, a este respeito, o sistema de painéis solares colocado para aquecimento das águas quentes e, mais recentemente, para o aquecimento da própria água da piscina, que tem permitido uma poupança de cerca de 40% na fatura energética.
Por sua vez, a autarquia pretende num futuro próximo substituir a caldeira de aquecimento e introduzir unidades de tratamento de ar e desumificação no edifício, encontrando-se neste âmbito a aguardar o resultado de uma candidatura na ordem dos 200 mil euros.
Apesar de ser apenas composta por um tanque de 300 m3, a piscina coberta regista uma afluência elevada, especialmente durante o período letivo, com aulas e atividades diversas.
De frisar, a este respeito, o apoio técnico dado em vários domínios, com recurso aos técnicos do Município, nomeadamente aulas de adaptação ao meio aquático, para o pré-escolar público e privado, aulas para os participantes do programa “Saúde em Movimento”, atividade física adaptada à Casa do Povo de Seia, à Casa de Santa Isabel e a hidroterapia para crianças que frequentam a unidade de ensino estruturado e a unidade de multideficiência no concelho.
A utilização da piscina é ainda preenchida com aulas de natação e hidroginástica para diversos grupos etários.
Related Images:
PUBLICIDADE