Coimbra
“Consegui apanhar a fuga boa e ganhar… foi fantástico!”
Oier Echevarria tornou-se esta quarta-feira, em Águeda, o primeiro Camisola Amarela da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros, a principal competição nacional para a categoria Sub23.
O jovem de 21 anos, da equipa Baqué/Ideus, venceu isolado o circuito de Águeda, ao fim de 118,4Km. “Consegui apanhar a “fuga boa” e ganhar! Pensei que poderia chegar longe, mas nunca pensei vencer. No entanto, sentia-me forte, na última volta ganhei algum espaço e dei tudo até à meta… Foi incrível!”, explicou radiante o corredor natural do País Basco, que alcançou em Portugal a primeira vitória da época.
Echevarria é o líder da competição, que se estende até domingo, mas também da classificação dos Pontos simbolizada na Camisola Preta KIA.
Atrás do líder, com mais 45 segundos, ficaram os colegas de fuga: Marvi Sheulen da equipa Sicasal/Constantinos/Delta Cafés e Guillermo Janeiro da formação espanhola Froiz, que dividem a liderança das restantes classificações. Sheulen é o Rei da Montanha e veste a Camisola Castanha Delta Cafés e Janeiro a Camisola Branca KTM envergada pelo mais jovem entre os jovens.
A fuga do dia que transportou Oier Echevarria para a vitória formou-se ao quilómetro 68, antes da terceira passagem pelo Prémio de Montanha de 4ª Categoria, no Alto de Belazaima. Do quinteto também fizeram parte Iñigo Gonzalez (ALDRO) e Cláudio Sousa (Jorbi/Team Jose Maria Nicolau).
Após uma neutralização, a segunda etapa vai levar o pelotão a Oliveira do Hospital de onde vai partir para um dia de pouco mais de 136 quilómetros que inclui contagem de montanha de primeira e de segunda categoria.
O fim da tirada reserva a subida do Monte do Colcurinho a mais de 1200 metros de altitude na linha que delimita o concelho de Oliveira do Hospital de Arganil.
Related Images:
PUBLICIDADE