De 12 a 14 de setembro, a Coimbra Space Summer School vai apoiar cerca de 30 jovens no desenvolvimento de projetos inovadores que incorporem tecnologia espacial.
São três dias de formação que vão dar aos participantes acesso a conhecimento, tecnologias e recursos gerados nas missões espaciais e nas atividades científicas de exploração do Espaço.
PUBLICIDADE
O objetivo é estimular a criação de soluções inovadoras para negócios terrestres (em áreas como cidades inteligentes, transportes, saúde, agricultura e ambiente) ou para o mercado espacial comercial, o chamado New Space.
A iniciativa é organizada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), que coordena o Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Europeia em Portugal, em parceria com o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (UC), o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), o Observatório Geofísico e Astronómico da UC e o Museu da Ciência da UC.
A Coimbra Space Summer School culmina com uma sessão aberta a toda a comunidade, a realizar-se no dia 14 de setembro, sexta-feira, às 14 horas, no Museu da Ciência da UC, intitulada ‘Space is the Place’.
“A sessão começa com o astronauta análogo português, João Lousada, que vai partilhar a sua experiência na missão AMADEE-18 que, em fevereiro, simulou a vida em Marte, na árida paisagem do deserto de Omã, perto da Arábia Saudita”, informa a organização.
Durante um mês, este “astronauta em terra” viveu em isolamento com uma equipa de cinco pessoas que realizaram uma série de experiências de preparação para futuras missões humanas a Marte.
A sessão conta ainda com a presença do Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia que irá abordar a estratégia nacional para o Espaço (Portugal Espaço 2030), aprovada pelo governo no início deste ano, que tem como objetivo lançar Portugal no “negócio” do Espaço, envolvendo a participação de entidades nacionais e estrangeiras.
A sessão termina com o debate ‘Para quando um astronauta português?’, que terá a participação do Gabinete do Espaço da FCT (Política e Estratégia), GMV Portugal (Indústria Aero-Espacial), Rui Silva do UC – LIP (Academia), João Lousada (Candidatos a Astronautas) e Carlos Cerqueira do IPN (Inovação e Empreendedorismo).
A moderação estará a cargo do comunicador de ciência Miguel Gonçalves, coordenador da Sociedade Planetária e apresentador da rubrica semanal ‘A Última Fronteira’, na RTP, onde descodifica temas científicos. É também comentador convidado para questões relativas à astronomia.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.