Coimbra

Coimbra vai conhecer a verdadeira origem do monge-guerreiro Gualdim Pais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-09-2018

 A personalidade do monge-guerreiro Gualdim Pais vai ser “apresentada e enaltecida” numas jornadas que envolvem cinco municípios e visam dar a conhecer a “verdadeira” origem daquele cavaleiro Templário, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Apresentadas hoje em conferência de imprensa, em Barcelos, as Jornadas Gualdinianas vão decorrer entre 22 de setembro e 20 de outubro, envolvendo os municípios de Barcelos, Braga, Coimbra, Tomar e Vila Verde e vão ter conferências, palestras, o lançamento de um livro, teatro e visitas guiadas a espaços culturais.

O objetivo, esclareceu a vice-presidente do município de Barcelos, Armandina Saleiro, é, a propósito dos 900 anos do nascimento de Gualdim Pais, “enaltecer” a figura do monge-guerreiro de Portugal, tendo como ponto de partida a discussão sobre a verdadeira origem do primeiro Mestre da Ordem do Templo português, nomeado por Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.

“Este é um programa que envolve cinco municípios, [são] umas jornadas que pretendem voltar a trazer a questão para o meio científico sobre a verdadeira origem de Gualdim Pais. Pretende-se abanar as águas e mostrar que a História não é estática, é dinâmica”, esclareceu Armandina Saleiro.

A naturalidade de Gualdim Pais é atribuída ao município de Amares, no distrito de Braga, mas historiadores defendem, tendo por base documentos que serão apresentados e discutidos naquelas jornadas, que a origem do monge-guerreiro é Barcelos.

O programa começa dia 21 em Barcelos, com a representação do drama histórico “O Fronteiro Deus – A vida Heroica de Gualdim Pais”, da autoria de Fernando Pinheiro, que será levada a palco pela Nova Comédia Bracarense.

No dia 22, ainda em Barcelos, será feito uma visita ao Lugar de Mereces, em Barcelinhos, às ruínas do Castelo de Faria, seguindo-se uma conferencia que apresentará Gualdim Pais – Um Herói Barcelense, por António Afonso, com o dia a terminar com uma nova subida a palco da Nova Comédia Bracarense.

Alias, salientou a vereadora da Cultura de Braga, Lídia Dias, um dos “traços marcantes” desta iniciativa será a apresentação “em todos os concelhos por onde vão passar as jornadas do livro ‘O Fronteiro Deus – A vida Heroica de Gualdim Pais’, da autoria de Fernando Pinheiro”.

Dia 29 a vida de Gualdim Pais será celebrada em Braga, com visitas à Braga Templária, uma eucaristia, conferências e nova a peça teatral já assinalada.

De Braga, as jornadas passam para Coimbra, a 06 de outubro, onde haverá uma visita ao Mosteiro de Santa Cruz.

A 13 de outubro o programa estende-se para Tomar, com uma visita ao túmulo de Gualdim Pais e à Igreja de Santa Maria dos Olivais.

Vila Verde recebe a última etapa das jornadas Gualdinianas, com visita às marcas dos Templários no município e conferências, terminando com nova apresentação da obra “O Fronteiro Deus – A vida Heroica de Gualdim Pais”.

Um dos “grandes feitos” de Gualdim Pais, Magister Templi, foi a dedicação durante 40 anos à edificação e restauração de castelos e fortalezas para defesa da linha de fronteira, quer com Leão, quer com o “perigo muçulmano” a Sul.

O monge-guerreiro terá morrido a 13 de outubro de 1195, estando sepultado na Igreja de Santa Maria dos Olivais, templo que o próprio construiu a partir das ruínas de uma antiga abadia beneditina e se tornou no primeiro panteão dos mestres templários portugueses.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE