Coimbra

Especialistas debatem em Coimbra a gestão dos rios, as políticas europeias sobre a água e os impactos das alterações climáticas

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-09-2018

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Coimbra recebe, de 6 a 8 de setembro, o X Congresso Ibérico de Gestão e Planeamento da Água, organizado pela Fundação Nova Cultura da Água (FNCA).

Imagem de 11 de janeiro de 2016

Mais de 200 especialistas vão abordar questões chave, da atualidade, como as alterações climáticas, o direito humano à água, as políticas europeias e a gestão “ecossistémica” dos rios.

A iniciativa, única dentro da área, reúne no mesmo evento o mundo académico e o administrativo com os grupos sociais e ambientais defensores dos rios e dos ecossistemas fluviais, quer de Espanha quer de Portugal, cumpre 20 anos desde que se reuniu pela primeira vez em Saragoça.

Nestas duas décadas de trabalho partilhado, transversal e interdisciplinar abordaram-se temas que fizeram parte do debate social e político e ainda propostas que ofereciam alternativas de gestão. O primeiro encontro realizou-se em Saragoça, em 1998, e desde então celebra-se bianualmente, alternando entre Portugal e Espanha. Nesta edição, a Universidade de Coimbra foi o local escolhido para se realizar uma análise crítica e atualizada das políticas europeias de águas, entre outras questões.

As jornadas, abertas ao público, serão divididas em quatro temáticas. Na quinta feira, dia 6 de setembro debatem-se as questões legislativas e administrativas, como a Diretiva-Quadro da Água da União Europeia; assim como a manutenção, a conservação e a restauração dos ecossistemas aquáticos. Na sexta feira, 7 de setembro, discutem-se as alterações climáticas, os seus impactos e possíveis soluções; além da dimensão sociocultural da água, focando os aspetos éticos, educativos e dos direitos humanos. Estas sessões terão lugar no Auditório Laginha Serafim, no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE