Coimbra
Especialistas debatem em Coimbra a gestão dos rios, as políticas europeias sobre a água e os impactos das alterações climáticas
Coimbra recebe, de 6 a 8 de setembro, o X Congresso Ibérico de Gestão e Planeamento da Água, organizado pela Fundação Nova Cultura da Água (FNCA).
Mais de 200 especialistas vão abordar questões chave, da atualidade, como as alterações climáticas, o direito humano à água, as políticas europeias e a gestão “ecossistémica” dos rios.
A iniciativa, única dentro da área, reúne no mesmo evento o mundo académico e o administrativo com os grupos sociais e ambientais defensores dos rios e dos ecossistemas fluviais, quer de Espanha quer de Portugal, cumpre 20 anos desde que se reuniu pela primeira vez em Saragoça.
Nestas duas décadas de trabalho partilhado, transversal e interdisciplinar abordaram-se temas que fizeram parte do debate social e político e ainda propostas que ofereciam alternativas de gestão. O primeiro encontro realizou-se em Saragoça, em 1998, e desde então celebra-se bianualmente, alternando entre Portugal e Espanha. Nesta edição, a Universidade de Coimbra foi o local escolhido para se realizar uma análise crítica e atualizada das políticas europeias de águas, entre outras questões.
As jornadas, abertas ao público, serão divididas em quatro temáticas. Na quinta feira, dia 6 de setembro debatem-se as questões legislativas e administrativas, como a Diretiva-Quadro da Água da União Europeia; assim como a manutenção, a conservação e a restauração dos ecossistemas aquáticos. Na sexta feira, 7 de setembro, discutem-se as alterações climáticas, os seus impactos e possíveis soluções; além da dimensão sociocultural da água, focando os aspetos éticos, educativos e dos direitos humanos. Estas sessões terão lugar no Auditório Laginha Serafim, no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE