Coimbra

Feira do Livro Dado na Biblioteca Municipal de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-08-2018

 

PUBLICIDADE

publicidade

  A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que procura dar um novo lar a livros esquecidos nas prateleiras de casa.

PUBLICIDADE

A iniciativa, que arrancou em outubro de 2016, vai para a sexta edição (é a segunda vez que decorre na Biblioteca Municipal) e a organização estima que já estejam estado envolvidas cerca de 1.500 pessoas nas diferentes edições e que tenham sido trocados seis mil livros.

“Há uma variedade enorme de livros. Aparece de tudo. Cerca de um quinto dos livros são infantis, mas também há muitos livros técnicos, muita literatura do momento e, por vezes, aparecem algumas coisas raras e antigas”, contou à agência Lusa Sandra Jorge, da organização da Feira do Livro Dado.

Pela feira, passam desde crianças a idosos, numa iniciativa em que “não há praticamente regras”, salientou, referindo que a única estabelecida é não levar livros escolares, por existirem várias plataformas e organizações que trabalham nessa área.

“Convém que toda a gente leve livros e que troque por outros, para não se ter excesso de oferta ou de procura, mas normalmente, corre muito bem e, por norma, não sobram muitos livros”, disse Sandra Jorge, referindo que os livros que sobram são entregues a instituições que precisam deles.

De acordo com esta responsável, a Feira do Livro Dado faz parte do trabalho que a Casa da Esquina tem feito de se “pensarem formas alternativas da economia”, como é o caso do Mercado de Trocas para Crianças e Jovens.

A Feira do Livro Dado decorre a 22 de setembro, um sábado, das 11:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00.

Esta é uma iniciativa da Casa da Esquina em parceria com a Biblioteca Municipal de Coimbra, Banco de Tempo, Biblioteca Norte Sul do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, Casa do Sal da Figueira da Foz, União das Freguesias de Coimbra, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Livraria Dr. Kartoon e Graal, refere a nota de imprensa da organização enviada à agência Lusa.

“Na última Feira do Livro Dado, tivemos mais de 500 visitas e foram trocados cerca dois milhares de livros. Não foi apenas um sucesso de participação, como também na promoção da sustentabilidade e da solidariedade, tornando possível a todas as pessoas participantes o acesso gratuito a livros, sendo ao mesmo tempo um projeto de estimulo à leitura”, lê-se na mesma nota.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE