Carteira

81% dos portugueses utilizam meios de pagamento digitais

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 22-08-2024

A transformação digital tem vindo a revolucionar muitos setores da sociedade e a área financeira  não é exceção.

PUBLICIDADE

De acordo com o último estudo Observador Cetelem, marca do grupo BNP Paribas  Personal Finance, são já pelo menos 81% os portugueses que atualmente utilizam meios de  pagamento digitais, sendo que 43% recorrem a estas ferramentas regularmente para pagar tanto  as compras e despesas em estabelecimentos físicos como online. Por outro lado, 19% fazem-no  apenas ocasionalmente e 28% utilizam estes meios de pagamento apenas para compras online.  

O MB Way, os cartões virtuais, as transferências e os pagamentos online através de referências  multibanco, além de estarem entre os meios de pagamento mais utilizados nos dias de hoje, são  também aqueles que os portugueses perspetivam que continuem a ser os mais utilizados no  futuro (com 69%, 59% e 41% respetivamente).

PUBLICIDADE

publicidade

Do top 5 fazem ainda parte o euro digital (52%) e  as carteiras eletrónicas (39%) com menor expressão, porque embora este conceito não seja  estranho para os portugueses, com 8 em cada 10 a afirmarem já terem ouvido falar em “carteira  digital/electrónica/virtual”, há ainda uma grande percentagem (48%) que não sabe exatamente  do que se trata.  

Nos últimos anos, tem-se vindo a destacar cada vez mais o conceito de carteira digital, através  do aumento da disponibilização destas ferramentas para os consumidores e graças ao boom do  e-commerce. Neste âmbito, avizinham-se potenciais mudanças num futuro próximo,  nomeadamente com a possível implementação do euro digital, que ficará disponível  precisamente através de uma carteira digital. 

Recorde-se que o mesmo estudo tinha já revelado que, apesar de 86% dos portugueses não  saberem exatamente o que é o euro digital, quando informados sobre o que potencialmente será  esta moeda e questionados sobre a hipótese desta se tornar uma realidade, 3 em cada 10 consideraram que esta forma de pagamento eletrónico poderá ser positiva para a sociedade.

Além disso, 3 em cada 4 dos portugueses estariam disponíveis para aderir a esta forma de  pagamento electrónico, apesar de apenas 16% se mostrar disponível para fazê-lo imediatamente após a sua implementação. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE