Mundo

8 tradições de Natal que provavelmente desconhece

Notícias de Coimbra | 5 minutos atrás em 22-11-2024

Rabanadas, presépio, árvore de Natal e o famoso bacalhau são algumas das tradições presentes no Natal português, no entanto, a quadra natalícia pode ser surpreendente quando se viaja pelo planeta.

Boa parte do nosso planeta fica mais alegre quando chega a quadra natalícia. Muitos celebram o momento dando ênfase ao nascimento de Jesus Cristo, no entanto, o Natal também foi acolhido por muitas famílias, mesmo sem haver essa ligação religiosa, sendo este um motivo para celebrar a vida, conviver com quem se gosta, presentear quem se ama e comer bons repastos. 

PUBLICIDADE

Em algumas nações mais afastadas de Portugal, podemos encontrar tradições muito curiosas.

1. Galinha de Natal no Japão

Neste país asiático, valoriza-se a comida. No Natal, os japoneses têm a tradição de se dirigir à popular cadeia americana de Fast Food KFC para saborear pernas de frango. Esta tradição japonesa, “Kurisumasu ni wa kentakkii!” ou “Kentucky pelo Natal!”, comprova-se pelo aumento de número de vendas, ano após ano.

Esta tradição de comer galinha frita na quadra natalícia surgiu com uma campanha de marketing realizada em 1974. Desde então evoluiu. Atualmente, o maior volume de vendas é registado na véspera de Natal. Isto, acontece todos os anos. 

2. Vassouras da Noruega

PUBLICIDADE

publicidade

Boa parte dos noruegueses conjuga novas tradições cristãs com tradições pagãs. Uma das tradições deste país consiste em esconder as vassouras todas, antes de ir para a cama. Isto, na véspera de Natal. 

Estas pessoas não o fazem por não gostar de ter tudo limpo. Os noruegueses são um pouco supersticiosos. Esse gesto visa impedir que os espíritos malignos tenham com que voar. 

Há a crença que esses espíritos retornam à Terra na noite de 24 de dezembro. Poderiam então roubar vassouras e fazer um passeio pelos céus, a voar na noite de Natal com algo que não lhes pertence. Ora, os noruegueses não querem dar um presente a esses espíritos. 

3. “Las Posadas”, México

A famosa festa de Natal mexicana é conhecida como “Las Posadas”. Este evento é celebrado nas cidades e vilas de todo o México, sempre entre 16 e 24 de dezembro. O objetivo é comemorar a viagem realizada por José e Maria de Nazaré a Belém, um percurso que visava encontrar um lugar seguro para Jesus nascer. 

Ao longo deste evento, existem procissões que param em determinadas casas. Geralmente, essas casas são selecionadas com antecedência para preparar o momento. Então, cada residência escolhida visa representar um momento da jornada de Maria e José. 

A celebração dura 9 noites, como forma de homenagear os 9 meses de gravidez de Maria. 

Os participantes que pedem hospedagem podem beber refrescos, petiscar e cantar músicas tradicionais. Na última noite, as crianças divertem-se a abrir pinhatas, que escondem de doces e brinquedos.

4. Lanternas das Filipinas

Nas Filipinas, há um evento especial nesta quadra. Um espetáculo encantador que atrai pessoas do mundo inteiro. É na cidade de San Fernando, a “capital do Natal”, que decorre o famoso Festival das Lanternas Gigantes (Ligligan Parul Sampernandu). 

Este evento decorre sempre no sábado anterior à véspera de Natal. Antigamente, as lanternas deste evento eram mais simples, criadas com papel de hapon, como um origami do Japão. 

As lanternas podem agora medir cerca de 0,5 metros e são fascinantes, porque se apresentam iluminadas por velas.

5. Peixe na banheira, Eslováquia

Esta curiosa tradição de Natal não acontece só com os eslovacos, também na República Checa é realizado o mesmo. A compra do peixe destinado à ceia de Natal é realizada com uma semana de antecedência. O peixe não só é comprado vivo, como é colocado na banheira da família para se manter vivo até a noite em que é comido por todos!

6. Bruxa Befana, Itália

Befana é uma personagem lendária italiana. Segundo a lenda, que retrata Befana 

como uma bruxa amigável, ela desloca-se numa vassoura para visitar as casas na véspera do Dia de Reis (6 de janeiro). 

O seu propósito é deixar presentes nas meias das crianças que se portam bem, mas também castigam crianças travessas. Befana coloca a essas carvão nas meias.

7. Natal na sauna, Finlândia

A tradição de Natal na fria Finlândia é bem quente. Após se viver uma noite de diversão, com jantar, biscoitos e vinho quente, os finlandeses vão assistir à missa. Posteriormente, têm a tradição de encerrar a celebração desta quadra natalícia na sauna, a relaxar no quentinho…

8. Pai Natal surfista, Austrália

O clima exerce uma influência natural nas tradições de Natal. Embora esta quadra esteja associada ao frio e à neve, pois o pai Natal vem do Polo Norte, em determinados países há muito sol e calor nesta altura do ano. 

Os australianos celebram esta data especial em pleno verão. No entanto, não deixam de se divertir. Neste país, celebra-se o Natal com a família na praia. A refeição é churrasco de peru. 

Neste país, o Pai Natal não necessita do seu trenó caraterístico. As praias apresentam-se cheias no dia 25 de dezembro. Muitas pessoas aparecem vestidas de Pai Natal a surfar as suas ondas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE