Portugal
8 plantas que florescem no inverno em Portugal
As plantas são um elemento decorativo especial. A beleza de plantas não é só visível nas épocas de maior calor. Mesmo nos dias mais frios, podemos encontrar plantas que se apresentem coloridas e deslumbrantes. Se tem interesse em decorar a casa com plantas bonitas, recorra a plantas que florescem no inverno no nosso país, deixando o ambiente mais encantador.
1. Amores-perfeitos
Estas plantas dura apenas um ano. São plantas anuais. Os amores perfeitos podem ser cultivados em vasos, jardineiras ou canteiros. São flores que gostam de solos férteis, que devem ser leves e bem drenadas. A rega destas flores delicadas deve ser frequente. Contudo, sem encharcar o solo.
Os amores-perfeitos necessitam de receber algumas horas de sol diariamente. Os amores-perfeitos florescem entre outubro e abril. Contudo, podem apresentar algumas flores até junho. A floração pode ser prolongada, caso se consiga retirar as flores murchas e se aplique um fertilizante líquido a cada 15 dias.
2. Azálea
A azálea é uma das plantas que floresce no inverno e que pode deixar esta estação mais colorida. Esta planta pode ser colocada numa das zonas de sombra do jardim. A azálea dá-se particularmente bem em vasos e floreiras. Trata-se de uma planta que se adapta com facilidade ao ambiente.
O que é fundamental é impedir que a azálea tenha muitas horas de sol intenso. Esta planta pode chegar aos 80 cm de altura com facilidade. A floração da azálea pode apresentar-se de diferentes cores, nomeadamente branca, rosa, amarela, roxa, encarnada, entre outras tonalidades.
3. Aloé-do-Natal
Esta planta é perfeita para quem não quer ter muito trabalho, pois a aloé-do-Natal é uma planta de pouca manutenção. A aloé-do-Natal revela-se uma opção fantástica para zonas onde não se pretenda ter muito trabalho de manutenção de taludes, canteiros e vasos.
Esta planta apresenta um ciclo de vida perene. A floração da aloé-do-Natal ocorre no inverno. Laranja é a cor que esta planta apresenta, de uma beleza encantadora.
A aloé-do-Natal pode alcançar até 1,5 metros de altura. Por isso, os especialistas recomendam como distância de plantação mínima 1 metro.
4. Camélia
Esta planta apresenta uma beleza exótica. A planta pode crescer significativamente, de 1 m a 3 m de altura. Por isso, a distância mínima de plantação recomendada para esta planta deve ser de cerca de 1 metro.
As flores desta planta podem apresentar cores distintas, nomeadamente branca, rosa, amarela ou encarnada, entre outras. A camélia é uma planta única que apresenta uma beleza singular que se destaca pela floração invernal, com folhagem verde, brilhante.
5. Erica
Esta planta floresce principalmente no inverno. Ela cobre o solo com flores delicadas de pequenas dimensões. As suas flores podem apresentar diferentes tonalidades, nomeadamente tons de rosa, branco e roxo.
A Erica é uma planta muito resistente às geadas, revelando-se um elemento de grande valor ornamental. Esta planta é perfeita para se destacar em jardins rochosos e áreas com solos pobres. A Erica é uma planta que atrai insetos polinizadores, mesmo em pleno inverno.
6. Prímulas
Estas plantas podem ser encontradas quer em jardins, quer em áreas silvestres. As Prímulas florescem desde o final do outono até ao começo da primavera. Portanto, estas plantas enriquecem os jardins com as suas flores numa época em que poucas plantas apresentam flor.
As Prímulas apresentam flores em tons que promovem alegria, nomeadamente amarelo, vermelho, azul e roxo. Estas plantas são indicadas para bordaduras e vasos. As Prímulas são plantas com boa capacidade de adaptação a climas frios. São uma solução fantástica para áreas com sombra parcial.
7. Hebe
A hebe é uma planta perfeita para bordaduras e canteiros. Esta planta consiste num arbusto com pequenas flores. Ela aguenta bem os invernos costeiros do nosso país. As folhas verdes da Hebe apresentam-se frequentemente com bordas coloridas.
A Hebe permanece vibrante mesmo nos dias frios do inverno. Esta planta apresenta-se em tons de lilás e branco. Portanto, ela pode enriquecer o jardim durante o ano todo, oferecendo-lhe cor e textura.
8. Rosa-do-Natal
A rosa-de-Natal é uma espécie perene. A distância mínima de plantação recomendada para esta planta é de 60 a 80 centímetros. Geralmente, esta planta atinge cerca de 50 a 60 cm de altura. A beleza desta planta torna-a numa planta muito popular.
As flores da rosa-do-Natal podem ser brancas ou rosa. A sua floração ocorre em pleno inverno, época das festas natalícias. Quando a floração da rosa-do-Natal acaba, na primavera, a folhagem da planta funciona como cobertura.
Related Images:
PUBLICIDADE