Região
700 idosos da Bairrada e Mondego visitam a Mata do Bussaco
Mais de 700 idosos vão visitar a Mata Nacional do Bussaco até 18 de outubro. A iniciativa pertence à Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (ADELO), no âmbito dos “Percursos VirtuALL”.
Esta segunda-feira, dia 7 de outubro, o presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, juntou-se ao presidente da Fundação Mata do Bussaco (FMB), Guilherme Duarte, para acolher os participantes nesta visita guiada à Mata Nacional do Bussaco.
O autarca mealhadense esteve à conversa com os visitantes, desejando uma ótima visita. Esta ação inclui passeios pelos trilhos da Mata em carros elétricos, garantindo acessibilidade e conforto para todos os participantes, assim como a oportunidade de participar em visitas guiadas ao histórico Convento de Santa Cruz do Bussaco e aos jardins do Palace, dinamizadas pela FMB.
PUBLICIDADE
Esta iniciativa da ADELO, levada a cabo em parceria com os municípios de Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova, integra os “Percursos VirtuALL”, que vão envolver mais de 700 idosos – dos quais uma centena são mealhadenses – em várias atividades que promovem o convívio, a inclusão e o bem-estar.
O programa termina a 18 deste mês. Para além da visita à Mata Nacional do Bussaco, os “Percursos VirtuALL” incluem ainda a construção de ninhos para pássaros, em colaboração com os participantes. Esta iniciativa pretende sensibilizar os idosos para a importância da preservação da fauna local, oferecendo-lhes a oportunidade de contribuir para a biodiversidade da região, ao mesmo tempo que criam laços com a natureza.
“A nossa intenção é proporcionar momentos de alegria e conexão, tanto com a natureza como entre os participantes. Este mês dedicado à pessoa idosa é uma forma de retribuir tudo o que já fizeram por nós”, comenta a coordenadora do VirtuALL, Mónica Sousa.
“É uma honra para o nosso município receber estes mais de 700 idosos. É de louvar esta iniciativa da ADELO, que consegue unir as vontades dos nossos Municípios neste pequeno gesto para com esta franja tão especial da nossa população”, disse o presidente da Câmara da Mealhada, apontando que “mostrar aos idosos aquilo que soubemos preservar dos nossos antepassados, é a melhor forma de lhes mostrar gratidão por tudo aquilo que fizeram por nós e pelas nossas comunidades”.
“Com esta iniciativa, a ADELO e os municípios parceiros não só promovem a atividade física e a socialização entre os idosos, como também reforçam o seu compromisso com o envelhecimento ativo e a valorização da população sénior, num cenário de inegável riqueza ambiental e cultural. Os Percursos VirtuALL foram criados para oferecer uma experiência inovadora, onde a natureza, a história e a tecnologia se unem para celebrar e valorizar a pessoa idosa”, pode ler-se numa nota da ADELO.
Related Images:
PUBLICIDADE