Carteira

55% dos portugueses escolhem passar férias em  Portugal por motivos financeiros 

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 29-07-2024

Chegou a época mais esperada do ano para milhares de portugueses, pois é nesta altura que  podem usufruir de um período de descanso.

O mais recente Observador Cetelem, marca  comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, sobre as intenções para as férias conclui que 55% dos inquiridos de férias neste período de verão, optam pelo nosso país por motivos  financeiros e 28% por corresponder com o tipo de férias pretendido.

PUBLICIDADE

Por outro lado, para 32% a  atratividade do destino é o que mais influencia na escolha de um destino fora de Portugal.  Paralelamente, 30% optam por um destino estrangeiro por ser o tipo de férias pretendido e 29%  devido ao custo financeiro. 

Em relação ao pagamento das despesas das férias, 49% dos inquiridos tencionam recorrer ao uso  do cartão de crédito, um valor inferior comparativamente aos dois últimos anos (58% em 2021 e  64% em 2022), mas 10% superior ao ano de 2020.  

Recorde-se, no entanto, que o valor médio que os inquiridos planeiam gastar no período de  descanso se situa nos 1.005,57€. Ou seja, 1 em 4 portugueses tenciona gastar mais do que no ano  passado durante o período de férias de verão, verificando-se que há um aumento do valor médio  que portugueses os planeiam gastar comparativamente a 2022 (+54€), mas abaixo de 2019 (- 

347€). De referir que a estadia é a parcela onde se pensa gastar mais, em média mais de 450€. 

A maioria dos portugueses escolhe Portugal para passar as férias de verão, sendo que 37% dos  portugueses tencionam fazer férias fora do país, superando os valores pré-pandemia (30% em  2019)-

PUBLICIDADE

publicidade

Metodologia 

Estudo conduzido através de entrevistas online, sendo que o trabalho de campo decorreu entre 30 de abril e 8 de maio  de 2024. Foram realizadas 1000 entrevistas, representativas da população portuguesa (quotas de género, idade e região  de acordo com os dados do INE), a indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos,  residentes em Portugal Continental. O erro máximo associado à amostra é de +3.1 p.p. para um intervalo de confiança de  95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas, semi-fechadas  e abertas, fornecido pelo Observador Cetelem, com a duração máxima de 13 minutos. Para efeitos de análise dos  resultados ao nível da Região os Distritos foram agrupados em: Distrito de Lisboa; Distrito do Porto; Norte (composto  pelos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu); Centro (composto pelos distritos  de Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre e Santarém); e Sul (composto pelos distritos de Beja, Évora, Faro e Setúbal. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE