Com a chegada da primavera, muitos portugueses aproveitam para fazer uma limpeza profunda nas suas casas.
Um estudo realizado pela Wallapop, em parceria com a MuP Research, revelou que, para 51% dos portugueses, a primavera é a estação do ano preferida para estas arrumações domésticas. O verão surge de imediato em segundo lugar, com 47,7% das preferências, sendo especialmente popular entre as famílias com filhos (53,7%).
As principais razões por detrás desta prática, segundo os dados da pesquisa realizada pela plataforma de compra e venda de produtos reutilizados, incluem a necessidade de ganhar algum dinheiro extra, com esta motivação a ser mencionada como a principal dos inquiridos (62,3%), seguido da procura por mais espaço livre em casa (55,6%). O desejo de proporcionar uma nova vida a objetos que não estão a ser utilizados é a terceira razão principal que fecha o top 3 de motivações para a venda de objetos reutilizados pelos portugueses.
PUBLICIDADE
O estudo destaca ainda que 73,5% dos portugueses consideram vender em plataformas de produtos reutilizados os itens que não são essenciais ou que ocupam espaço desnecessário em casa.
Os artigos mais frequentemente descartados incluem peças de vestuário, produtos de decoração para a casa, jogos e brinquedos. Estes objetos, ao serem vendidos em plataformas como a Wallapop, não só libertam espaço em casa, como também oferecem a possibilidade de ganhar dinheiro extra.
Quanto à periodicidade, 45% dos portugueses realizam estas limpezas consoante a necessidade ao longo do ano. Já cerca de 20% prefere fazer uma grande limpeza anual, enquanto outros 20% indicam que realizam pelo menos duas limpezas profundas por ano.
A primavera é, assim, o momento ideal para dar um novo começo ao lar, organizar os espaços e transformar objetos não utilizados em oportunidades de ganho financeiro, aproveitando as facilidades oferecidas por plataformas de compra e venda como a Wallapop.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE