Vamos
“50 Anos, 50 Objetos, 50 Histórias” nas lojas da Baixa de Coimbra
A exposição “50 Anos, 50 Objetos, 50 Histórias”, projeto criado pelo Plano Nacional das Artes (PNA), com contributos de vários parceiros, está patente até ao próximo sábado, dia 19 de outubro, nas montras das lojas da Baixa de Coimbra.
Para este projeto, foram convidadas escolas do concelho e as respetivas famílias dos alunos, coletividades e pessoas individuais para identificarem e disponibilizarem objetos associados às suas vivências do 25 de Abril de 1974. As montras das lojas da Baixa, numa revigorante interação entre os vários parceiros envolvidos, são, assim, espaços privilegiados para a exibição dos objetos cedidos para o projeto “50 Anos, 50 Objetos, 50 Histórias”.
PUBLICIDADE
A exposição é complementada com um repositório digital, ativado através de um código QR que remete para uma página da internet que compila as informações e detalhes sobre as peças e os doadores, através de depoimentos gravados em suporte vídeo ou em registos sonoros. A distribuição destes objetos pelas montras da Baixa permitiu a realização de itinerários, abertos à participação da comunidade, narrados na primeira pessoa pelos proprietários dos objetos ou seus familiares.
Participaram nesta mostra: a Escola Básica e Secundária Eugénio de Castro, Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Escola Secundária D. Dinis, Escola Básica 1 de Tovim, Escola Secundária José Falcão, Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, Agrupamento de Escolas de Coimbra Sul e ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra, para além da Comissão de Moradores do Bairro da Relvinha e dos professores Jorge Oliveira Fidalgo, Luís Silva, Sérgio Neto, Luís Mota, Honorato Grilo, Célia Lopes, Helena Parra, João Figueira. Isabel Fernandes, Ana Mateus, Jaime Ferreira, João Figueira, Assunção Ataíde, Inês Manta, António Azenha e Vera Felício. E, ainda, Francisco Simões, Ana Paula Arnaut, José António Bandeirinha, Carlos Santos (Carlitos), Fernando M. Adão, Catarina Sá, Raquel Vilaça, Louzã Henriques, Maria Manuela Cruzeiro, Júlio Álvaro, Martinho Nobre, Ismael Torres e M. Carrington.
A mostra conta com a participação do Museu Municipal de Coimbra, do Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa, da Associação Há Baixa e da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (licenciatura em Comunicação e Design Multimédia). Na próxima quinta-feira, 17 de outubro, está prevista uma visita guiada à exposição, com início às 17:30, no Café Santa Cruz.
Related Images:
PUBLICIDADE