Carteira
5 estratégias para maximizar o espaço num quarto pequeno
Conheça dicas que fazem a diferença e ajudam a maximizar o espaço num quarto pequeno, deixando a divisão mais agradável, espaçosa e acolhedora.
Os quartos são divisões muito importantes na nossa casa. O papel determinante que esta divisão tem no nosso bem-estar deve ser tido em consideração no momento de mobilar e decorar o quarto.
Como se sabe, os especialistas recomendam que se durma 8 horas por dia, em média. Embora se deva ter em conta que os números variam consoante as especificidades da pessoa, variáveis como idade, peso, histórico de doenças podem fazer variar esses valores. Certo é que é nessa divisão que se passa mais de um terço do nosso dia. Logo, devemos fazer de tudo para tornar a divisão o mais confortável possível. Contudo, por vezes, os quartos pequenos impedem-nos de usufruir da divisão, porque fica tudo atafulhado, levando a uma confusão que não é saudável para a nossa saúde física e mental.
O quarto é uma divisão especial, porque nos permite descansar do desgaste do quotidiano. Ter esta divisão com um ambiente inadequado, sobrecarregado e sem espaço, impede que haja o repouso essencial para o nosso bem-estar. Esse contexto gera em nós uma sensação de claustrofobia que impossibilita o recarregar de baterias de que se necessita para recuperar o corpo para os desafios do dia seguinte.
Estratégias para maximizar o espaço num quarto pequeno
A arte do design de interiores pode ajudar-nos a maximizar o tamanho do quarto. Existem técnicas dos profissionais desta área que podem ser implementadas no quarto para garantir o aconchego que se pretende nesta divisão.
Reunimos um conjunto de estratégias que visam rentabilizar o espaço da divisão. Conheça dicas que fazem a diferença, ajudam a maximizar o espaço num quarto pequeno, deixando a divisão mais agradável, espaçosa e acolhedora.
1. Mesa de cabeceira
Este móvel pode ajudar-nos a maximizar o espaço do quarto. As mesas de cabeceira tradicionais podem ser demasiado espaçosas. Assim, optar por alternativas suspensas ou embutidas pode revelar-se a melhor solução.
É possível rentabilizar o espaço colocando uma pequena prateleira ao lado da cama, fixada à parede. Deste modo, tem uma estrutura que serve perfeitamente como uma mesa de cabeceira funcional. Esta pequena prateleira tem a mesma utilidade, mas ocupa menos espaço visualmente, pois não gasta espaço no chão como as soluções tradicionais.
2. Guarda-roupa
Este móvel pode desempenhar um papel determinante na maximização do espaço desta divisão. Existem opções inteligentes que garantem muito rentabilização do espaço. Os guarda-roupas embutidos são uma dessas opções. Este tipo de estratégia é implementada tendo em conta as necessidades específicas da divisão, o que permite conceder mais centímetros ao quarto.
Se quer criar um ambiente organizado e sem caos, também pode recorrer a soluções internas funcionais, nomeadamente recorrer a prateleiras ajustáveis, gavetas organizadoras e divisórias personalizadas.
Estas soluções simples permitem maximizar a capacidade de armazenamento da divisão. Esta estratégia visa impedir a desordem, deixando o quarto mais funcional.
3. Sommiers
As camas são a alma do quarto. Elas podem ter uma grande utilidade quando se usa o espaço que esconde por baixo de si. Recorrer a sommiers rebatíveis permite-nos usar
o espaço debaixo da cama para armazenar itens úteis. Embora também existam camas com gavetas integradas como armazenamento, esta solução é mais prática.
Os sommiers apresentam um sistema hidráulico que possibilita facilmente acesso a um espaço generoso que pode ser útil para guardar lençóis, cobertores, mantas, entre outros itens.
Os seus pertences ficam protegidos do pó, enquanto deixa o quarto mais bem organizado. Desta forma, um sommier pode ser fundamental para aproveitar o espaço dentro de quartos pequenos.
4. Parede
É possível tirar mais partido das paredes para maximizar o espaço num quarto pequeno. Para aumentar a área disponível nesta divisão, podemos incorporar prateleiras suspensas, por exemplo.
A apresentação de nichos embutidos ou de um sistema de armazenamento vertical representa soluções inteligentes que permitem aproveitar o espaço vertical da divisão, sem ocupar muito espaço no chão.
As paredes podem ser transformadas em elementos funcionais e esteticamente agradáveis.
Recorrer a estantes altas e finas nas paredes garante-nos mais espaço na divisão que pode ser usado para organização e decoração no quarto, sem recorrer a monos que poluam a divisão visualmente.
5. Promoção de sensação de espaço
Existem outras estratégias que geram a sensação de mais espaço na divisão. Por exemplo, a utilização das cores mais adequadas. Apostar em cores neutras e claras concede maior limpeza visual à divisão, criando uma ilusão ótica que promove em nós a sensação de que o espaço é maior do que realmente é.
Além disso, utilizar cortinas leves e translúcidas torna a divisão mais luminosa. As cortinas colocadas do teto ao chão criam uma ilusão de maior altura. O quarto irá parecer mais espaçoso.
Os espelhos são outra solução famosa para “dar” maior dimensão a espaços pequenos. A colocação de espelhos numa parede oposta a uma janela permitirá multiplicar a luz natural, gerando uma maior sensação de amplitude à divisão.
A colocação de espelhos de corpo inteiro pode ser uma estratégia funcional e decorativa que contribui para deixar um quarto pequeno mais aberto e arejado.
Conclusão
Independentemente do tamanho do quarto, podemos atuar no sentido de transformar a divisão num lugar adequado. Com criatividade e o planeamento adequado, podemos transformar o quarto num espaço que atenda às nossas necessidades.
Como vimos, existem estratégias para maximizar o espaço num quarto pequeno, deixando a divisão funcional e mais agradável visualmente. Estes procedimentos fazem a diferença e garantem tranquilidade e conforto.
Estas intervenções feitas na divisão contribuem para a criação de um ambiente mais bem organizado e mais acolhedor. Todos querem que esta divisão sejam um espaço equilibrado, adequado ao repouso.
Related Images:
PUBLICIDADE