A Páscoa é um momento especial de celebração em família, e nada melhor do que trazer para a mesa os sabores tradicionais desta época.
A pensar em si, o Notícias de Coimbra apresenta-lhe cinco doces “irresistíveis” que pode fazer em casa e surpreender os seus entes queridos.
Pão de Ló
PUBLICIDADE

A primeira receita é o famoso, e bastante tradicional, pão de ló. Para esta receita, vai precisar de 6 ovos, 120 gramas de açúcar, 180 gramas de farinha, e açúcar em pó, avança a receita do Continente.
Comece por separar as gemas e as claras e, em seguida, bata as claras em castelo e reserve. Bata as gemas com o açúcar num recipiente à parte até dobrarem de volume e, depois, vá juntando a farinha polvilhada, envolvendo gentilmente com as claras em castelo.
Por fim, coloque a massa numa forma untada e polvilhada com farinha, leve ao forno a 180º graus entre 20 a 30 minutos, ou até ficar cozido. Depois de pronto, decore com açúcar em pó.
Ninho de Páscoa

Delicioso e cheio de encanto, o ninho de Páscoa é a sobremesa perfeita para celebrar a época.
Para esta receita vai precisar de 4 ovos, 100 gramas de açúcar, 100 gramas de farinha, 50 gramas de amêndoa ralada, 1 colher de café de extrato de baunilha, 1 colher de café de fermento em pó, 150 gramas de chocolate culinária picado, fios de ovos q.b., amêndoas e ovinhos da páscoa q.b.
De acordo com a receita do Continente, o primeiro passo é fazer a massa no bolo. Para isso comece por bater os ovos com o açúcar por 10 minutos e, em seguida, adicione a amêndoa e a farinha, envolvendo devagar. Junte o extrato de baunilha e o fermento. Depois unte a forma com manteiga, polvilhe de farinha e leve ao forno a 180 graus por 10 a 12 minutos.
Atenção, é importante escolher uma forma com buraco no meio.
Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria, coloque o bolo no prato e cubra-o completamente com o chocolate. Agora só falta colocar os fios de ovos para encher a cavidade do bolo e colocar por cima as amêndoas e os ovinhos. Aproveite e coloque também os fios de ovos à volta do ninho.
Pão de ló cremoso

Em apenas 30 minutos pode fazer um dos doces mais tradicionais e deliciosas da Páscoa: o pão de ló cremoso.
De acordo com a receita do Pingo Doce, para esta receita vai precisar de 140 gramas de açúcar, 3 ovos e 8 gemas, 80 gramas de farinha sem fermento, meia colher de chá de fermento em pó e 1 unidade de manteiga para untar a forma.
Comece por pré-aquecer o forno a 200 graus e enquanto espera bata o açúcar com os ovos inteiros até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte as gemas, já desfeitas, e continue a bater até estar tudo bem misturado. Com a mistura homogénea, adicione a farinha peneirada com o fermenta e envolva bem, mas sem bater.
Por fim, deite o preparado numa forma, previamente forrada com papel vegetal untado com a manteiga e leve ao forno por 8 a 9 minutos.
Folar de Páscoa

Pode também experimentar o tradicional Folar de Páscoa português sem sair de casa.
De acordo com o Continente, para fazer um Folar de Páscoa vai precisar de 8 gramas de fermento de padeiro, 150 mililitros de leite morno, 600 gramas de farinha de trigo, meia colher de café de sal, 100 gramas de açúcar, 1 colher de chá canela em pó, 1 colher de chá erva doce em pó, 4 ovos, meio cálice de aguardente, 2 ovos cozidos (com casca de cebola) e 1 gema de ovo batida.
Numa taça junte o fermento com o leite morno e deixe repousar. Ao mesmo tempo, num recipiente grande, coloque a farinha, o sal, o açúcar, a canela e a erva doce e misture. Incorpore os ovos, a mistura do fermento e a aguardente e amasse bem até a massa ficar homogénea. Coloque a massa numa taça grande e deixe levedar em sítio morno até dobrar de volume.
Com a massa já grande, e sobre uma bancada de trabalhado enfarinhada, retire uma porção pequena da massa e forme uma bola. Em seguida, faça uma cova no centro da bola e coloque os ovos, previamente cozidos e com a restante massa faça 2 tiras e cruze-as sobre os ovos cozidos.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 35 a 40 minutos.
Encharcada de Ovos

Por fim, apresentamos-lhe a receita de Encharcada de Ovos, uma sobremesa tradicional alentejana, rica e envolvente, onde os ovos e o açúcar se transformam numa verdadeira tentação.
Esta receita serve 10 pessoas e leva os seguintes ingredientes: 18 gemas, 4 ovos, 600 gramas de açúcar, 1 pau de canela, 3 casquinhas de limão, 600 mililitros de água e canela em pó.
De acordo com a receita do Sabor Intenso, comece por levar ao lume num taxo largo, a água, as cascas de limão e o pau de canela. Mexa e deixe ferver por 8 minutos até que o açúcar fique em ponto de pérola. Passados os 8 minutos, retire as cascas de limão e o pau de canela.
Em outro recipiente, parta os ovos e passe-os, junto com as gemas, por uma rede fina. Depois, bata ligeiramente com uma vara de aramas ou um garfo.
Agora, pegue numa escumadeira, mexa a calda que levou ao lume sem parar, e coloque em fio pequenas porções dos ovos. À medida que os ovos cozem, vá afastando com a escumadeira para que não se misturem com os ovos crus. Continue este processo até acabar os ovos.
Depois de todos os ovos colocados no tacho, deixe cozinhar durante alguns segundos e, por fim, coloque os ovos numa travessa para ir ao forno. Espalhe tudo igual, polvilhe com canela em pó e leve ao forno pré-aquecido nos 250º, por 15 minutos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.