O Bolo Rei é um doce típico de Natal, no entanto, nem todos são amantes desta sobremesa. Pensando em si, o Notícias de Coimbra trouxe-lhe um conjunto de doces que prometem “alegrar” a sua quadra natalícia.
O Bolo Rei pode não ser do seu agrado, no entanto, há dezenas de outros doces, típicos do Natal, que de certeza lhe vão agradar. Os sonhos de abóbora, por exemplo, são uma das opções. Servidos quentinhos e envoltos numa deliciosa camada de açúcar e canela, estes pequenos pedaços de doçura trazem uma sensação única de conforto e aconchego.
PUBLICIDADE
Existem muitas formas de os confeccionar, mas escolhemos a receita publicada pela página do Facebook de Mónica Travassos. Para a receita vai precisar de 500 gramas de abóbora cozida e ralada, 2 ovos, uma pitada de sal, 100 gramas de açúcar, 1 cálice de aguardente e vinho do porto, 400 gramas de farinha, 1 colher de chá de fermento, 1 laranja, açúcar quanto basta,1 colher de sopa de canela e óleo para fritar.
Para fazer sonhos, comece por descascar e tirar sementes da abóbora e corte-a em pedaços. Em seguida coloque os pedaços num tacho com água e um pouco de sal para cozer. Quando estiver cozida, escorra a água e amasse a abóbora com a ajuda de um garfo até fazer puré, deixando de seguida esfriar um pouco.
Depois, numa tigela deite a abóbora, a raspa de laranja, o sumo de laranja, o açúcar e os ovos e misture bem. Depois junte a farinha, o fermento, o cálice de aguardente ou vinho do porto e misture bem.
Numa frigideira, deite o óleo e deixe aquecer. Quando estiver “no ponto” deite pequenas porções de massa, deixando-as fritar de ambos lados. Depois de estarem fritas passe-as por açúcar e canela.
As rabanadas são outra das opções. Regadas com calda de açúcar ou vinho do Porto, este é um dos doces mais apreciados do Natal.
Para esta receita vai precisar de seis fatias de pão, 1 litro de leite, 100 gramas de açúcar, 2 paus de canela, 2 cascas de limão, 4 ovos grandes batidos e doce de ovos.
De acordo com o site O pecado mora em casa, comece por forrar um tabuleiro com papel vegetal e pré-aquecer o forno a 180º. Depois leve o leite ao lume com açúcar, paus de canela, cascas de limão e deixe ferver. No final, quando levantar fervura, retire o leite do fogo e deixe arrefecer.
Agora, basta cortar o pão, em fatias grossas, e passá-las pelo leite morno e depois pelos ovos batidos; em seguida colocá-las num tabuleiro e levar ao forno durante uns 20 a 30 minutos, ou até estarem bem douradinhas. Também pode optar por fazer na Air Fryer ou por fritá-las num tacho com um pouco de óleo.
No final, basta deixar que arrefeçam um pouco e servir com doce de ovos. Há também quem, no final, passe as rabanadas por uma mistura de açúcar e canela ou utilize uma calda de Vinho do Porto.
Outro clássico do Natal português é a Aletria, uma sobremesa tradicional feita à base de massa fina de aletria, leite, açúcar e ovos.
Para esta receita, de acordo com o site da Milaneza, vai precisar de 100 gramas de aletria, 5 decilitros de leite, 50 gramas de margarina, 150 gramas de açúcar, 4 gemas de ovos, 1 casca de limão, 1 pitada de sal e canela em pó.
Comece por cozer a aletria durante cinco minutos em água abundante temperada com sal. Aproveite para ferver o leite com casca de limão e açúcar e depois junte a aletria e deixe cozer de forma leve.
Fora do lume, juntar a margarina e as gemas de ovos. Misturar bem e levar a lume brando, só para cozer as gemas. No final, basta deitar a aletria numa travessa ou em pratos, e, se gostar, enfeitar com canela.
E agora para fugir um pouco da tradição portuguesa, apresentamos-lhe o Chocotone, um bolo típico do Natal brasileiro que começou a invadir os supermercados portugueses.
De acordo com o site Tudo Gostoso, para esta receita, vai precisar de 1 quilo de farinha, 90 gramas de fermento fresco, 1 xícara de água morna, 200 gramas de manteiga, 6 gemas, 1 xícara de açúcar, meia xícara de mel, 1 colher de chá de sal, meio limão, meia laranja e 500 gramas de chocolate picado
Esta receita demora 1 hora e serve 15 pessoas. Comece por misturar 100 gramas de farinha, fermento e água e deixe descansar por 15 minutos. Na batedeira, coloque a manteiga, as gemas, o mel e o açúcar e bata.
Misture a farinha junto com o creme que saiu da batedeira e, por fim, coloque o chocolate. Cubra tudo com um pano e deixe descansar por 20 minutos, depois basta colocar a massa em formas de papel, cubra a massa de novo e deixe a massa duplicar de volume.
Por fim, faça cortes em forma de cruz e leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos.
E para terminar esta lista, que coloca qualquer um a salivar, apresentamos-lhe o tronco de Natal, um bolo feito com massa de pão de ló, recheado com creme e coberto com uma camada generosa de chocolate. Decorado com motivos natalícios, como folhas de azevinho, bagas e açúcar em pó imitando neve, esta iguaria transforma qualquer mesa de Natal num cenário mágico.
Vamos lá à receita? Vai precisar de 4 ovos, 1 colher de chá de extrato de baunilha 150 gramas de açúcar, 1 colher e chá de sal, 80 gramas de farinha, 45 gramas de cacau, 1 colher de chá de fermento, 80 gramas de iogurte grego, 2 colheres de sopa de leite, 60 gramas de manteiga derretida, 2 colheres de sopa de açúcar em pó.
Para o recheio vai precisar de 120 gramas de queijo creme, 60 gramas de açúcar em pó, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de chá de extrato de baunilha, 350 mililitros de nata. Para a cobertura precisa apenas de 120 mililitros de natal e 170 gramas de chocolate preto.
Comece por bater os ovos com a baunilha, o açúcar e o sal numa taça durante cinco minutos até obter uma massa fofa e, em seguida, junte a farinha, o cacau e o fermento peneirado. Numa taça, misture o iogurte grego, o leite e a manteiga derretida e envolva com a mistura anterior. Coloque a massa num tabuleiro retangular baixo e leve ao forno pré-aquecido a 160º durante 15 a 20 minutos, refere o site do continente.
Depois de assado, retire do forno, deixe arrefecer e desenforme para cima de um pano. Enrole com cuidado e de forma bem justa, começando por um dos lados mais compridos e deixe arrefecer mais um pouco.
Para o recheio, coloque o queijo creme, o açúcar em pó, o cacau e a baunilha e bata até obter um creme liso. Depois envolva bem com a espátula e bata de novo, juntando as natas aos poucos. Quando todas as natas estiverem incorporadas, bater em velocidade alta até o creme ficar bem firme. Desenrole o bolo cuidadosamente e espalhe o creme em toda a superfície e enrole novamente o bolo.
Para a cobertura, aqueça as natas até começarem a fervilhar e coloque por cima o chocolate partido em pedaços pequenos. Deixe repousar durante 5 minutos. Em seguida, misture bem com uma varinha mágica até ficar bem liso e deixe arrefecer até ficar com uma consistência cremosa. Espalhe a cobertura por cima do tronco com a ajuda de uma espátula e, por fim, polvilhe com açúcar em pó e decore a gosto.
Related Images:
PUBLICIDADE