Vamos

5 dicas para quem não falta a um festival

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 meses atrás em 18-07-2024

Imagem: Pexels

A época dos festivais coincide com o tempo quente em Portugal e, por isso, os cuidados com o sol são muito importantes. Mas os festivaleiros também devem considerar outras medidas de prevenção e de segurança.

PUBLICIDADE

Para tal, a DECO PROteste indica cinco dicas:

  1. Regras do recinto: Antes de se deslocar para o recinto, confira o regulamento do evento no site do festival. Procure a indicação dos objetos que têm entrada proibida para não ter surpresas. O ideal é levar apenas o essencial. Caso possua algo cuja entrada é interdita, pergunte sobre a existência de bengaleiro, que tende a implicar um custo de utilização.

    Se estiverem disponíveis, pesquise no site do evento o horário dos concertos e o mapa do recinto para se conseguir organizar. Informe-se sobre a troca de bilhete por pulseira, se for o caso. Respeite todas as regras de conduta para evitar problemas.

    Os festivais não podem recusar pagamentos em notas e moedas. Caso surja um imprevisto e não consiga comparecer ao evento, a revenda do bilhete é uma opção. No entanto, a venda não pode ultrapassar o preço oficial do bilhete, pois pode configurar-se num crime de especulação.
  2. Hidratação e alimentação: Mesmo sem sede, os festivaleiros devem manter-se hidratados ao longo do dia. Beba água ou outras bebidas sem adição de açúcar ou álcool, como sumos de fruta naturais. Desta forma, não ficará desidratado.

    Não se esqueça da alimentação para garantir os níveis de energia ao longo do dia. Se o evento não permitir a entrada de comida, dirija-se aos pontos de restauração que tendem a estar espalhados pelo recinto. Caso tenha restrições alimentares, informe-se junto destas entidades sobre a composição dos alimentos.
  3. Calçado e vestuário: Opte por calçado apropriado para percorrer vários quilómetros no recinto e para se proteger de objetos cortantes. Em caso de lesão, procure logo ajuda nos postos de socorro para evitar a infeção da ferida.
  4. Lesão ou acidente: Quem vai acampar no festival, deve incluir na sua mochila os medicamentos que toma habitualmente e um estojo de primeiros socorros para resolver pequenos incómodos, como dores de cabeça, vómitos ou diarreia. Junte pensos rápidos, antissético e ligaduras.

    Se fizer uma ferida ou um corte pequeno, lave cuidadosamente as mãos e, de seguida, lave a ferida com água potável, sem esfregar. Se tiver um antissético, use-o. Caso o ferimento seja profundo, extenso ou numa área sensível, recorra ao posto de socorros do festival. Nunca retire um corpo estranho da ferida, pois é uma tarefa para pessoal qualificado.

    Caso faça uma queimadura, procure ajuda de imediato. Entretanto, e se possível, arrefeça a área queimada debaixo de água corrente (sem pressão). Cubra a zona afetada com um pano limpo, sem pelos e húmido. Não tente despir a roupa ou retirar os acessórios colados à pele queimada.

    Se um festivaleiro se sentir mal por abuso de álcool, chame de imediato ajuda. Enquanto espera, deite-o de lado (posição lateral de segurança). Se assistir à queda de alguém e suspeitar que se magoou na coluna vertebral, não lhe mexa nem o desloque. Ligue o 112 e aguarde pelos socorristas. Não o deixe sozinho.
  5. Sol: Esteja munido de um repelente contra insetos. Estes produtos combatem as investidas de melgas e mosquitos. Em caso de inchaço repentino, recorra ao posto de socorro médico caso suspeite que foi mordido por carrapatos ou carraças, pois convém removê-los totalmente. Não tente removê-los sozinho, nem utilize álcool ou outras mezinhas para o efeito.

    Evite a exposição prolongada ao sol, principalmente nas horas de maior calor (entre as 11:00 e as 17:00). Use sempre protetor solar com um fator de proteção solar mínimo de 30. Aplique o produto cerca de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol. Repita o processo a cada duas horas, após mergulhar e se transpirar muito.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE