Região
5 coisas para fazer no fim de semana em Cantanhede
O concerto da banda nortenha Clã, no âmbito do festival Rock Of, é um dos destaques do fim de semana em Cantanhede.
A iniciativa decorre em Vila Nova nos dias 8 e 9 de novembro. No primeiro dia, os cabeças-de-cartaz são os Ex-Votos (Lisboa), mas a noite conta ainda com as atuações de Deserto (Lisboa) e clxro (Cantanhede). O “after party” cabe ao dj Hélder Macedo.
A banda de Manuela Azevedo sobe ao palco da sede do Clube União Vilanovense no dia 9 de novembro (sábado). Antes atuam Santa Paz (Açores) e Peter Suede (Coimbra/Cantanhede). O after hours está entregue a Portelinha.
PUBLICIDADE
Os bilhetes podem ser adquiridos no CUV, Serralharia Gentil, Posto de Turismo de Cantanhede, Museu da Pedra e Vangard Barber Shop. As reservas podem ser feitas através do mail rockof@sapo.pt. As portas da sede do Clube União Vilanovense abrem às 21:00 e os concertos arrancam uma hora depois.
Se gosta de automóveis, não pode perder a segunda edição do Rally de Cantanhede Marquês de Marialva.
A contar para o Campeonato Start Centro de Ralis, Campeonato Start Centro de Ralis 2 Rodas Motrizes e Taça dos Campeões de Ralis Regionais – Claudino Romeiro, esta edição tem início no sábado em Murtede e termina neste dia com a Super Especial de Cantanhede.
No domingo, os bólides vão passar por Olhos da Fervença e Covões, terminando na Praça Marquês de Marialva no centro da cidade de Cantanhede para a entrega de prémios.
Os amantes de sopa podem, no sábado 9 de novembro, provar este tradicional prato feito à moda gandaresa.
O convite parte da União Cultural e Desportiva de Ação Social de Corticeiro de Cima que, no Salão da Igreja de Corticeiro de Cima, promove o II Festival Sopeiro Gandarês.
As portas abrem às 19:00 e está prevista animação musical durante o evento.
Este sábado, 9 de novembro, tem lugar mais uma sessão do projeto “Gente da Nossa Terra”, com enfoque no legado, inspiração e interpretação das suas expressões artísticas, nomeadamente na música, etnografia, ofícios e cultura em geral.
Às 14:30 de sábado, têm lugar as celebrações do São Martinho Gaiteiro no moinho da Fonte de Ançã. Aqui, decorre uma Oficina de danças com a atuação do Grupo Infantil do Rancho Folclórico “Os Bairradinos” de Ourentã e depois um baile pedagógico, com o ensino das danças a ser coordenado por elementos do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra”.
A música estará a cargo dos “Gaiteiros Rainha Santa”, que no repertório têm o conhecido “Vira Gandarez”, que era tocado por António Taboeira. nos grupos de projeção etnográfica locais, entre outros temas populares na região.
A quinta proposta passa pela realização no domingo, 10 de novembro, de um espetáculo de música contemporânea com o Quinteto de Cordas QCContemporâneo, da Associação Cultural Ritornello.
Vão ser interpretadas quatro obras de compositores portugueses: “Komorebi, para quinteto de cordas”, de Sara Carvalho; “Entwine (Entrelaçar), para quinteto de cordas 2024, de João Pedro Oliveira; “Corais do Monte, para quinteto de cordas”, de Amílcar Vasques Dias e “Encircled by Kandinsky, para quinteto de cordas”, de Ana Magalhães.
O concerto no auditório do Museu da Pedra tem início às 21:00 e a entrada é gratuita.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE