Assim como qualquer medicamento, o ibuprofeno pode causar efeitos colaterais. Entre os mais comuns estão a dor de estômago, dor de cabeça, tontura, gases, azia, náusea, vómito, prisão de ventre, diarreia e erupção na pele.
O ibuprofeno é um medicamento antiinflamatório não esteróide (AINE) usado para tratar sintomas como dor, inflamação e febre. Está disponível sem receita sob várias marcas – incluindo Motrin e Advil – e é mais comumente tomado por via oral em comprimidos, cápsulas ou suspensões líquidas, explica a Health Digest.
Outro efeito colateral comum que é particularmente preocupante para pessoas que tomam ibuprofeno todos os dias ou em grandes doses é a anemia. A anemia é uma condição na qual o corpo não possui glóbulos vermelhos saudáveis ou hemoglobina suficientes para transportar adequadamente o oxigénio para os tecidos do corpo. Pode manifestar-se com sintomas como fadiga, fraqueza, falta de ar, pele pálida, tontura, mãos e pés frios e dor de cabeça, revela a mesma fonte.
De acordo com um artigo do Clinical Medicine Journal, medicamentos como o ibuprofeno podem causar úlceras estomacais, bem como danos, irritação e inchaço no intestino delgado. Isso pode causar sangramento e perfuração gastrointestinal. Os autores do estudo adiantam ainda que o sangramento pode ser evidente – causando fezes escuras e pegajosas devido à presença de sangue.
Só deve tomar ibuprofeno por um curto período de tempo, a menos que o seu médico recomende o contrário. Isso minimizará o risco de anemia e outras complicações.
Related Images:
PUBLICIDADE