Região

400 mil euros para requalificar a lota da Praia de Mira

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 26-11-2024

A lota da Praia de Mira, onde é comercializado o peixe proveniente das embarcações de arte xávega, vai ser modernizada e reabilitada pelo município, um investimento de cerca de 400 mil euros, disse o presidente da Câmara.

Em declarações à agência Lusa, Artur Fresco afirmou que o pavilhão que serve a lota, localizado na marginal junto ao areal, “precisa de muitas obras interiores e exteriores”, assim como os armazéns adjacentes – utilizados pelas duas companhas de arte xávega atualmente em funcionamento, para guardarem os barcos e todo o material necessário àquela atividade – que também serão reabilitados.

PUBLICIDADE

publicidade

Após a intervenção, um dos armazéns passará a ter uma nova função, ligada à realização de eventos municipais, nomeadamente relacionados com a própria arte xávega, a época balnear ou atividades da autoridade marítima, acrescentou.

A intervenção abrangerá ainda a zona envolvente à lota “onde existe um muro que apresenta fissuras devido à pressão sobre a areia”, bem como a modernização da iluminação pública.

“A lota da Praia de Mira fica de frente para o mar e a aragem marítima e o sal foi provocando a degradação daquelas instalações. É uma obra aguardada há muito tempo que vai acontecer agora”, notou Artur Fresco.

O presidente da Câmara disse ainda que aquela área tem um grande movimento diário de pessoas, comerciantes de peixe e particulares, quando o pescado ali chega, vindo diretamente das embarcações, que exercem a sua atividade ali mesmo à frente, a poucas centenas de metros, “umas vezes mais a norte, outras mais a sul”, explicou.

Artur Fresco notou que a largada das redes acontece todos os dias e “às vezes, mais do que uma vez por dia e é sempre atrativa”.

PUBLICIDADE

publicidade

O contrato de empreitada de obras públicas foi celebrado em finais de outubro entre o município de Mira (distrito de Coimbra) e a construtora Santovaiense, de Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital, e prevê que a obra dure 120 dias, cerca de quatro meses, após a assinatura do auto de consignação prevista para meados de dezembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE