A cadeia Auchan, proprietária das grandes superfícies Jumbo e Pão de Açucar, tem 30% dos postos de combustível “fechados”, mas está previsto que reabram “até final do dia”, disse hoje fonte oficial da cadeia de retalho à Lusa.
Os postos que estão encerrados, de acordo com a mesma fonte, fazem parte da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), adiantou a mesma fonte.
Notícias de Coimbra constatou durante a manhã que o posto de Coimbra, na Portela, reabriu hoje depois de ter encerrado ontem, mas apenas o disponibiliza GPL.
O grupo Auchan conta com 29 postos de abastecimento de combustível em Portugal.
Os motoristas cumprem hoje o primeiro dia de uma greve marcada por tempo indeterminado e com o objetivo de reivindicar junto da associação patronal Antram o cumprimento do acordo assinado em maio, que prevê uma progressão salarial.
A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) e pelo Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), tendo-se também associado à paralisação o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN).
O Governo decretou serviços mínimos entre 50% e 100% e declarou crise energética, que implica “medidas excecionais” para minimizar os efeitos da paralisação e garantir o abastecimento de serviços essenciais como forças de segurança e emergência médica.
Portugal está, desde sábado e até às 23:59 de 21 de agosto, em situação de crise energética, decretada pelo Governo devido a esta paralisação, o que permitiu a constituição da REPA, com 54 postos prioritários e 320 de acesso público.