Saúde
30% dos acidentes vasculares cerebrais atingem pessoas que estão em idade ativa

Imagem: depositphotos
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal.
A Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos alerta para a importância da reabilitação e integração, também profissional, após o AVC, até como forma de minimizar a perda de qualidade de vida dos sobreviventes, seus familiares e cuidadores.
Estudos recentes apontam já que 30% dos Acidentes Vasculares Cerebrais atingem pessoas que estão em idade ativa, tendo que interromper a sua atividade profissional. Este alerta surge no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala no dia 31 de março.
PUBLICIDADE
Todos os anos, registam-se cerca de 25 mil episódios de AVC, em Portugal. Além da urgência no tratamento adequado, a recuperação e qualidade de vida após um AVC dependem de acesso a cuidados de reabilitação adequados e atempados. No entanto, em Portugal continuam a registar-se grandes disparidades neste aspeto, e sobreviventes e famílias enfrentam muito frequentemente dificuldades no acesso a estes serviços, tornando essencial reforçar o apoio nesta área.
“É urgente que se olhe para o retorno ao trabalho como muito importante para estas pessoas, mesmo que guardem sequelas, visíveis ou não. Mas é fundamental que instrumentos como a possibilidade de este regresso ser gradual, o acompanhamento por uma equipa especializada multidisciplinar ou a formação adequada que se torne necessária, possam existir.” afirma António Conceição, Presidente da Portugal AVC. Acrescenta que “até em termos de vantagens para a sociedade e o Estado, é evidente: poder continuar a ser contribuinte ativo, em vez de mais um peso para a Segurança Social.”
Serão atribuídos prémios de 3.000, 2.000 e 1.000 euros aos três melhores trabalhos. Podem concorrer jornalistas de todo o país com peças publicadas ou transmitidas em imprensa (papel ou digital), rádio, televisão ou podcast/videocast, entre 1 de dezembro de 2023 e 30 de novembro de 2025. O prazo para candidaturas termina a 15 de dezembro de 2025 e as submissões devem ser feitas para info@portugalavc.pt.
Com esta iniciativa, a Portugal AVC reforça a importância de informar a sociedade sobre o AVC, incentivando a produção de conteúdos jornalísticos de qualidade sobre esta temática.
PUBLICIDADE