Coimbra
3 doces de Arganil apurados para a próxima fase do concurso 7 Maravilhas
Como resultado da candidatura apresentada pela Confraria do Bucho de Arganil ao Concurso “7 Maravilhas de Portugal – Doces”, o júri constituído por vários especialistas na temática na sua primeira votação de seleção, apurou para a fase seguinte do Concurso, 3 dos Doces deste concelho beirão.
PUBLICIDADE
Sequilhos de Arganil (categoria Biscoitos e Bolos Secos), da produtora Celeste Almeida;Queijadas de Queijo de Cabra Fresco (categoria Doce de Pastelaria), da Pastelaria Pão Quente e Compotas de Maçã e Canela (categoria Doces de Fruta e Mel), do produtor BioArgus são os 3 doces de que representam Arganil.
Considerando que a nível nacional foram apresentados 907 Doces a Concurso e nesta fase foram apurados 420, a Confraria do Bucho de Arganil entende que a sua candidatura é um sucesso e está no caminho certo, já que foram validados 3 dos 6 doces apresentados, que incluíam ainda a Tigelada de Torrozelas, os Coscoréis da Serra do Açôr e a Broa de Batata de Côja.
Valorizar e promover as especialidades gastronómicas locais, neste caso a doçaria da Serra do Açôr, foi o propósito desta candidatura, que é demonstrativa da diversidade e qualidade dos produtos deste Território, que deste modo ganha atratividade e notoriedade através da excelência da gastronomia que oferece a quem o visita.
A Confraria do Bucho de Arganil aguarda com redobrada expetativa o resultado da apreciação dos especialistas nesta segunda fase do Concurso, na certeza de que estas especialidades da gastronomia beirã se constituem, sem dúvida, como uma das Maravilhas de Portugal.
Na fase seguinte, o Júri irá reduzir dos atuais 21 para um total de 7 os Doces de cada Distrito, que serão considerados pré-finalistas e irão a votação do público nos próximos meses de Julho e Agosto.
A tradição, a importância económica, social e cultural dos doces são também critérios preponderantes.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE