Educação
28% dos pais portugueses não ajudam nos Trabalhos de Casa dos filhos
Mais de um quarto dos portugueses afirma não ajudar os filhos nos trabalhos de casa, seja por falta de conhecimentos (11%), falta de tempo (7%) ou por considerarem que os filhos não precisam de apoio (8%).
Estas são algumas das conclusões do estudo “Que perceções têm os portugueses sobre o valor da educação?”, que estará no dia 7 de dezembro em discussão, pelas 15:45, na Universidade de Coimbra, na primeira edição do ciclo de conferências EDUTALKS. Uma iniciativa do EDULOG, think tank da Educação da Fundação Belmiro de Azevedo.
PUBLICIDADE
Quanto maior o nível de escolaridade dos pais, maior a ajuda prestada aos filhos nas atividades escolares. De facto, o estudo revela que mais de 90% dos pais com ensino superior declara ajudar habitualmente os filhos com os trabalhos de casa, enquanto apenas 21% dos inquiridos com escolaridade até ao 1º ciclo declaram fazê-lo.
Independentemente do envolvimento das figuras parentais em casa, são as mães quem asseguram, na qualidade de Encarregado de Educação, a relação parental com a escola, nomeadamente nas reuniões.
Cerca de 87% das mães portuguesas afirmam desempenhar esse papel contra apenas 35% no caso dos pais. Contudo, estes valores não significam que exista um desinteresse por parte dos pais. Com efeito, se não estão presentes na escola, 59% declaram estar a par dos assuntos tratados nas reuniões e somente 6% declaram o seu desconhecimento.
O estudo revela ainda que os portugueses não estão satisfeitos com o seu próprio grau de escolaridade. No entanto, apesar de 62% dos inquiridos afirmarem que gostariam de ter mais estudos, apenas 28% revelam a intenção de voltar a estudar. Verifica-se também que quanto mais elevado o grau de escolaridade, maior o desejo de regressar aos estudos: 13% dos indivíduos que têm escolaridade até ao 2º ciclo pensam fazê-lo, face a 55% dos que têm ensino superior. A idade é a principal razão pela qual os portugueses não voltam a estudar, sendo invocada por 61% dos inquiridos.
Representando a concretização da missão do EDULOG, as conferências EDUTALKS visam promover e incentivar o envolvimento, diálogo e reflexão crítica do público em geral nas grandes questões da Educação em Portugal. Esta será a primeira edição do que se pretende que seja um ciclo de conferências públicas de discussão de ideias inovadoras, focadas num tema transversal à Educação.
A conferência é aberta ao público e os interessados poderão consultar o programa completo e inscrever-se no site: edutalks.edulog.pt
Related Images:
PUBLICIDADE